Quando podar as plantas do jardim?
Quando podar as plantas do jardim?
De maneira geral, os cortes são feitos um pouco antes da primavera. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta. Outra dica: use sempre ferramentas bem afiadas para evitar “machucados” nos galhos.
Como se poda uma planta?
Corte folhas e galhos mortos num ângulo de 45°.
- Não apare folhas e galhos que tenham um aspecto verde, vistoso.
- Se um grupo de folhas adjacentes parece morto, é possível cortar o galho todo. É importante deixar intacto o caule da planta e, como dito acima, cortar o galho em questão num ângulo de 45°.
Qual a maneira correta de podar árvores?
Primeiramente, é preciso saber identificar onde corte deve ser feito. O local exato para a realização da poda é na bifurcação dos galhos, onde se observa um pequeno círculo, chamado de anel. A parte superior deste entroncamento possui um volume mais grosso que é chamado de “crista”.
Quando realizar a poda?
O indicado é que a poda seja feita no final do outono ou no inverno. Porém, se você quiser retardar o crescimento de uma planta, realize-a no início do verão. Além disso, faça sempre em lua minguante, pois nesse período a seiva da planta está concentrada toda na base.
Qual é a melhor lua para podar árvores frutíferas?
Outubro: mês ideal para podar as árvores de fruto mais resistentes ao frio. Novembro: efectuar as podas nos pomares na fase de minguante da Lua. Janeiro: faça a poda nas figueiras, diospireiros e macieiras, também no Minguante.
Qual a melhor lua para poda de frutíferas?
No ciclo após a lua cheia, vem a minguante que se caracteriza pela fase menos iluminada e é melhor podar plantas perenes. O último quarto minguante, ou seja, logo antes da lua nova é melhor para lavrar e cultivar o solo para eliminar ervas daninhas e pragas.
Como cortar caule das plantas?
Quando for cortar os galhos, comece pelo topo e apare uma pequena quantidade por vez. Para cada pedaço de galho cortado, verifique a cor do centro do caule. Às vezes, o caule parece morto, mas você encontrará a coloração esverdeada no centro dele, à medida em que o corte for se aproximando das raízes.