O que é via de eliminação do agente?
Índice
- O que é via de eliminação do agente?
- O que é reservatório de um agente infeccioso?
- Por que os portadores são importantes reservatórios de infecção?
- Qual é o agente infeccioso?
- Qual é a transferência de um agente infeccioso?
- Como transportar os agentes infecciosos?
- Quais são os mecanismos de agressão dos agentes infecciosos?
O que é via de eliminação do agente?
Via de eliminação É a via através do qual o agente etiológico abandona seu hospedeiro para alcançar o meio exterior e, assim, um novo hospedeiro susceptível. Está associada com o local de multiplicação ou desenvolvimento do agente.
O que é reservatório de um agente infeccioso?
RESERVATÓRIO DE AGENTES INFECCIOSOS (fonte primária de infecção): qualquer ser humano, animal, artrópode, planta, solo, matéria ou uma combinação deles, no qual normalmente vive e se multiplica um agente infeccioso, que depende desse meio para sua sobrevivência, reproduzindo-se de modo tal que pode ser transmitido a um ...
Por que os portadores são importantes reservatórios de infecção?
É aceitável dizer que a característica que diferencia o reservatório da fonte de infecção diz respeito ao fato de o reservatório ser indispensável para a perpetuação do agente, ao passo que a fonte de infecção é a responsável eventual pela transmissão.
Qual é o agente infeccioso?
Agente infeccioso: É um ser vivo capaz de reconhecer seu hospedeiro, penetrar, desenvolver-se, multiplicar-se neste ser vivo e, mais tarde, sair para alcançar novos hospedeiros. Meio ambiente: É o espaço constituído pelos fatores físicos, químicos e biológicos, cujo intermédio são influenciados o parasito e o hospedeiro.
Qual é a transferência de um agente infeccioso?
Transferência de um agente infeccioso desde um reservatório até um hospedeiro através de núcleos de poeira ou gotículas suspensas no ar. Núcleos de poeira se instalam em superfícies e depois viajam pelo ar através do vento ou queimadas.
Como transportar os agentes infecciosos?
Os vetores podem transportar os agentes infecciosos por meios puramente mecânicos ou participarem do ciclo de vida do micro-organismo. Cada animal (vetor) pode ser capaz de transmitir um ou vários agentes infecciosos. É a via pela qual o agente infeccioso atinge o hospedeiro susceptível.
Quais são os mecanismos de agressão dos agentes infecciosos?
PRINCIPAIS MECANISMOS DE AGRESSÃO DOS AGENTES INFECCIOSOS 1. ADERÊNCIA 2. INVASÃO / DISSEMINAÇÃO 3. COLONIZAÇÃO 4. EVASÃO DA IMUNIDADE DO HOSPEDEIRO 5. EVASÃO DA AÇÃO DE FÁRMACOS 6. PATOGENICIDADE E IMUNOPATOLOGIA Fig. –Principais Fases do Processo Infeccioso FATORES/PROCESSOS DE VIRULÊNCIA DE BACTÉRIAS E MICRORGANISMOS CORRELATOS 1.