Como era a política em Esparta pode ser definido de que maneira a política espartana?
Índice
- Como era a política em Esparta pode ser definido de que maneira a política espartana?
- Como era Esparta?
- Como era a Diarquia espartana?
- Qual a história de Esparta?
- Como eram classificados os habitantes de Esparta?
- Quais eram as instituições da política espartana?
- Qual a diferença entre Esparta e outras partes do mundo clássico?
Como era a política em Esparta pode ser definido de que maneira a política espartana?
Esparta era governada por uma diarquia, isto é, um governo que possuía dois reis, sendo eles herdeiros de famílias que exerciam essa função, segundo o mito de origem grego, desde que os descendentes de Herácles retornaram para a Lacônia e estabeleceram-se na região, junto aos dórios.
Como era Esparta?
Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população. ... Foi uma das grandes disputas por poder da Antiguidade e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta, saiu vitoriosa.
Como era a Diarquia espartana?
Os reis da cidade-Estado de Esparta governavam através de um sistema conhecido como diarquia, onde dois reis de família diferentes governavam com iguais poderes. ... Os dois reis tinham poderes absolutamente iguais nas atribuições religiosas, políticas, administrativas e judiciárias.
Qual a história de Esparta?
A região permitia o desenvolvimento de agricultura, a qual abastecia de forma razoável a população. Houve a constituição de uma sociedade rígida em Esparta, marcada pelo princípio militar em que guerreiros ocupavam lugar de destaque e eram conhecidos como esparciatas.
Como eram classificados os habitantes de Esparta?
Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada ).
Quais eram as instituições da política espartana?
Além dos dois reis, a política espartana tinha outras três instituições: a Apela, a Gerúsia e o Conselho dos Éforos. A Apela era o local onde a tomada de decisões acontecia, sendo, portanto, uma espécie de assembleia.
Qual a diferença entre Esparta e outras partes do mundo clássico?
As mulheres espartanas tinham consideravelmente mais direitos e igualdade em relação aos homens do que em outras partes do mundo clássico. Esparta foi objeto de fascínio em sua própria época, assim como no Ocidente após o Renascimento da cultura clássica. Este amor ou admiração de Esparta é conhecido como laconismo ou laconofilia.