Que características distinguem os três tipos de tecido muscular?
Que características distinguem os três tipos de tecido muscular?
Ouça em voz altaPausarO tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária.
Quanto à forma dos músculos?
Ouça em voz altaPausarQuanto à forma do músculo e arranjo de suas fibras Os músculos têm suas fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida ou ao tendão. Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
Como são formados os músculos?
Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as miofibrilas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.
Qual a função do músculo?
A função do músculo esta relacionada à sua forma e arranjo de suas fibras. Os músculos têm suas fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida ou ao tendão. Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
Qual a origem dos músculos?
Quanto à origem Quando os músculos se originam por mais de um tendão, ou seja, apresentam mais de uma cabeça de origem, são ditos bíceps, tríceps, quadríceps, conforme possuem duas, três ou quatro cabeças de origem. Quanto à inserção Do mesmo modo os músculos podem se inserir por mais de um tendão.
Qual o tipo de músculo liso?
Músculo liso Esse tipo de músculo possui contração involuntária e lenta e pode ser encontrado na parede de órgãos ocos como o sistema digestório, bexiga e artéria, por exemplo. Diferentemente do músculo cardíaco, esse músculo não apresenta estrias e, por isso, recebe a denominação de liso.