Como pode ser explicada a presença de fósseis de animais marinhos em algumas localidades no alto da Cordilheira dos Andes associe sua resposta aos limites entre as placas tectônicas?

Índice

Como pode ser explicada a presença de fósseis de animais marinhos em algumas localidades no alto da Cordilheira dos Andes associe sua resposta aos limites entre as placas tectônicas?

Como pode ser explicada a presença de fósseis de animais marinhos em algumas localidades no alto da Cordilheira dos Andes associe sua resposta aos limites entre as placas tectônicas?

Resposta: A presença de fósseis de animais marinhos na região do alto da Cordilheira dos Andes pode ser explicada devido ao aglomerados de conchas e de restos de peixes que possuíam por volta de 30 metros de altura.

Qual a formação da Cordilheira dos Andes?

A origem da Cordilheira dos Andes se deu através do movimento de placas tectônicas, esse tipo de evento acontece desde o Período Mesozoico. Ela se formou por meio do movimento de sugação que a placa de Nazca realizou sob a placa Sul-americana.

Qual a relação entre a teoria da tectónica de placas com a formação da Cordilheira dos Andes e do Himalaia?

A cordilheira surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.

Qual é o tipo de relevo da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa, formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma data da do período Terciário.

Qual é o motivo da ocorrência de terremotos em regiões afastadas dos limites das placas tectônicas?

c) Qual o motivo da ocorrência de terremotos em regiões afastadas dos limites das placas tectônicas? O motivo da ocorrência em regiões afastadas dos limites das placas é a acomodação do relevo em falhas geológicas que possam existir.

Como se dá a movimentação das placas tectônicas que é tão lenta envolvendo um deslocamento de poucos centímetros por ano?

As placas tectônicas literalmente flutuam sobre o magma. Desse modo, o que faz as placas tectônicas movimentarem-se é justamente o movimento desse magma! E esse movimento não acontece de uma maneira qualquer, mas sim obedecendo a uma variação cíclica, que chamamos de correntes ou células de convecção da Terra.

Qual o tipo de limite que formou a Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes surgiu de uma dessas trombadas. Há 200 milhões de anos a placa Pacífica (localizada no oceano Pacífico) começou a se mover de encontro à placa Sul Americana. Como a placa oceânica é formada por rochas mais pesadas, na hora da colisão ela entrou em baixo da continental.

Qual é o ponto mais alto da Cordilheira dos Andes?

Aconcágua Cordilheira dos Andes/Ponto mais alto

Qual a diferença entre a formação da Cordilheira do Himalaia e a dos Andes?

Resposta: As Cordilheiras são dobramentos modernos provocados pelos choques de placas tectônicas convergentes. A Cordilheira dos Andes foi formada pelo choque das placas de Nazca e Sul-americana. A Cordilheira do Himalaia foi formada pelo choque da placa asiática com a placa do oceano Índico se nao me engano.

Qual a origem dos fósseis marinhos?

Mas as mais comuns são formadas sob o mar, ou em lagos e rios. Não surpreende, portanto, que a maioria dos fósseis seja formada no fundo do mar. Para se encontrar fósseis marinhos em terra seca, algo deve ter acontecido para que ocorresse a elevação das rochas, a baixa das marés ou ambas.

Como se encontrar fósseis marinhos no fundo do mar?

Não surpreende, portanto, que a maioria dos fósseis seja formada no fundo do mar. Para se encontrar fósseis marinhos em terra seca, algo deve ter acontecido para que ocorresse a elevação das rochas, a baixa das marés ou ambas. Mesmo quando os fósseis são abundantes, formar uma imagem do seu mundo não é fácil.

Quais são os fósseis?

Preservam-se como moldes do corpo ou de partes dele, além de rastros e pegadas. Os fósseis e sua presença em formações rochosas e camadas sedimentares são conhecidas como registro fóssil. O grau de deterioração ou decomposição do organismo determina detalhes importantes dos fósseis.

Quais os fósseis de organismos que vivem na água?

Fósseis de organismos que vivem na água são mais comumente encontrados do que os de criaturas que vivem na terra. A água oferece melhores condições para fossilização porque carrega sedimentos e minerais dissolvidos. São os ingredientes das rochas sedimentares, que podem ser construídas na terra, a partir das areias das dunas, por exemplo.

Postagens relacionadas: