Quais são as características da arte naïf?
Índice
- Quais são as características da arte naïf?
- Qual a definição de arte naïf?
- Como a arte naïf pode ser considerada e por quê?
- Quais são as características da arte naïf no Brasil?
- Quais são as principais características da arte?
- Quais as principais características da arte primitiva?
- Quem é o ícone da Arte Naif?
- Porque a arte naif é considerada ingênua ou inocente?
- Como era a arte primitiva e porque recebeu essa classificação?
- Quais são as características da arte naïf?
- Quais são os principais artistas da Arte Naïf no Brasil?
- Quais são os exemplos de pintura naïf?
- Por que essa estética não pode ser enquadrada na arte popular?
Quais são as características da arte naïf?
Arte naïf (do francês, arte ingênua) é o estilo a que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. ... Recusa ou mesmo desconhece o uso dos cânones da arte acadêmica; Composição plana, bidimensional, tende à simetria e a linha é sempre figurativa; Não existe perspectiva geométrica linear.
Qual a definição de arte naïf?
O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes.
Como a arte naïf pode ser considerada e por quê?
Desse modo, a arte naïf pode ser considerada como uma corrente artística com plena liberdade estética, por estar livre das convenções acadêmicas. Apesar do direcionamento estético definido, esse desafio à norma acadêmica, a princípio, não foi intencional nem comercial.
Quais são as características da arte naïf no Brasil?
Mesclando ingenuidade, espontaneidade e pureza, a arte naïf brasileira ficou marcada por suas características singulares, com uma forma instintiva de criar feita por artistas autodidatas e amadores. Com liberdade e sem amarras, os artistas desse movimento produziram trabalhos com estética e estilo próprios.
Quais são as principais características da arte?
Aproximação da linguagem popular e coloquial. Figuras deformadas e cenas sem lógica. Abandono da representação das formas de maneira realista. Arbitrariedade no uso das cores.
Quais as principais características da arte primitiva?
Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso. ... Esses movimentos em direção à arte primitiva, que têm início na passagem do século XIX para XX, são de modo geral tratados como "primitivismo".
Quem é o ícone da Arte Naif?
O ícone da Arte Naif é Henri Rousseau, pintor especialista em cores, considerado por muitos como precursor da corrente e principal artista. Henri não possuía educação geral, nem tampouco conhecimento em arte ou pintura.
Porque a arte naif é considerada ingênua ou inocente?
É considerada uma arte com elementos sem conteúdo. O termo inglês Naif pode ser traduzido como ingênuo e inocente, por isso a compreensão simplista. A falta de técnica não retraiu o desenvolvimento desta arte, que recebeu grande destaque, ao ser valorizada por apreciadores da estética e pessoas comuns.
Como era a arte primitiva e porque recebeu essa classificação?
No século XX o termo passa a designar, na esteira de estudos etnológicos, a produção artística que permanece, de algum modo, isolada e independente da cultura vigente. Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso.
Quais são as características da arte naïf?
Como muitos artistas naïf, Rousseau projetava sua intensidade e paixão por meio de suas figuras, A precisão de linha e cor aliada a expressivos olhos arregalados são alguns dos aspectos que compõem suas obras. Abaixo há um exemplo dessas características da arte naïf presentes em dos quadros do pintor.
Quais são os principais artistas da Arte Naïf no Brasil?
Principais Artistas e Obras da Arte Naif no Brasil. O Brasil tem diversos artistas populares que possuem produções artísticas baseadas nas características da arte naïf. Dentre eles, alguns nomes se destacam, como: Djanira da Motta e Silva; Maria Auxiliadora; Mestre Vitalino; Antônio Poteiro; Wilma Ramos;
Quais são os exemplos de pintura naïf?
Os exemplos mais conhecidos da pintura naïf são representados pelas obras do artista francês Henri Rousseau, cujos retratos com cenas de selva, florestas e vegetação exótica são amplamente admirados. As pinturas de Rousseau, como muitas outras desse gênero, transmitem:
Por que essa estética não pode ser enquadrada na arte popular?
Esta estética não pode ser enquadrada em tendências modernistas, sobretudo na arte popular, pois foge a regra. Ao analisar a construção deste tipo de arte, é possível verificar que o artista utiliza experiências pessoais, oriundas de sua convivência com o meio e cultura geral, sendo assim, há uma pequena esfera cultural embutida na Arte Naif.