Como deve ser feito o tratamento da tuberculose?
Índice
- Como deve ser feito o tratamento da tuberculose?
- Como funciona o esquema terapêutico para tratar a TB?
- Como é a segunda fase do tratamento de tuberculose?
- Qual a forma de transmissão da meningite?
- Qual a causa da tuberculose?
- Como Prevenir a tuberculose?
- Qual o antibiótico eficaz no tratamento da tuberculose?
- Como Combater a tuberculose ativa?
Como deve ser feito o tratamento da tuberculose?
O tratamento para tuberculose é feito com a toma de antibióticos orais, como a Isoniazida e a Rifampicina, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença.
Como funciona o esquema terapêutico para tratar a TB?
No Brasil, o esquema mais utilizado é o esquema básico, recomendado para todos os casos novos de qualquer forma de tuberculose, exceto meningite. Consiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção.
Como é a segunda fase do tratamento de tuberculose?
2ª fase (ou de manutenção) - As 2 drogas preconizadas serão administradas em comprimidos com dosagens fixas de Rifampicina – 150mg e Isoniazida – 75mg. Estes comprimidos denominados dose fixa combinada (DFC) incorporam 2 ou 4 drogas em proporções fixas.
Qual a forma de transmissão da meningite?
Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta).
Qual a causa da tuberculose?
Tuberculose (TB) é infecção crônica e progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. A tuberculose afeta mais comumente os pulmões.
Como Prevenir a tuberculose?
A melhoria das condições de vida, como saneamento, habitação, manter hábitos de higiene e alimentação adequados também são formas de prevenir a doença. Pessoas que vivem em condições precárias, por exemplo, em aglomerados e má condição alimentar estão mais suscetíveis a contrair e desenvolver a tuberculose.
Qual o antibiótico eficaz no tratamento da tuberculose?
Antibiótico eficaz no tratamento da tuberculose No tratamento da tuberculose em geral, o antibiótico rifampicina é usado continuamente. É forte, bastante eficaz, tem um poderoso efeito antibacteriano. Antes de sua aparição, a tuberculose era considerada uma doença fatal incurável, da qual todo terceiro paciente morria.
Como Combater a tuberculose ativa?
Nos casos de tuberculose ativa, o número de bactérias é muito elevado e, por isso, o sistema imune não é capaz de combater a infecção sozinho, sendo necessário utilizar uma combinação de vários antibióticos por mais de 6 meses. Os remédios mais utilizados são: Pirazinamida.