Como podemos caracterizar o termo potência em Aristóteles?

Índice

Como podemos caracterizar o termo potência em Aristóteles?

Como podemos caracterizar o termo potência em Aristóteles?

Aristóteles diz que o ato é a própria existência de algo, enquanto que a potência é tudo aquilo que um determinado ente pode vir a ser. No capítulo oito do livro IX da Metafísica, Aristóteles afirma que o ato é anterior à potência.

O que são potências e atos?

Ato é a forma assumida por um ser em um determinado momento, sua realização (atualização da potência) segundo um fim inerente ao ser. Potência é aquilo em que é possível algum ser se transformar em virtude desse fim próprio. Assim, uma semente é uma potência da árvore.

Qual a filosofia primeira de Aristóteles?

Os estudos de Filosofia Primeira de Aristóteles relacionam-se, por diversas vezes, com a lógica aristotélica, que também é uma filosofia a priori ou um tipo de filosofia que independe da experiência sensível e da prática. Mais adiante, no livro quatro da Metafísica, Aristóteles diz que:

Qual a metafísica de Aristóteles?

Tomás de Aquino. A Metafísica de Aristóteles (o Estagirita) aborda diversos conceitos, dentre os quais se encontram a potência de ser e o ato de ser. Estes conceitos são abordados no Livro IX e serão apresentados neste trabalho, sob o aspecto filosófico, com o objetivo de se repassar o pensamento do autor acerca do tema.

Qual a diferença entre ato e potência?

Para resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de distinção entre ato e potência. Segundo o filósofo, todos os seres e objetos materiais existem em duas formas, uma atual e uma em potencial. Ato seria a forma atual, aquilo que a matéria é agora, e potência seria uma forma especial que a matéria guarda dentro de si]

Como Aristóteles questionou a realidade?

Aristóteles tentou questionar a realidade em si, procurou analisar a realidade que não muda, entende que o movimento existe e que está dentro da própria coisa, mudando sua forma, mas não sua matéria. Vejamos melhor. O Ato – a manifestação atual do ser, aquilo que ele já é (por exemplo: a semente é, em ato, uma semente)

Postagens relacionadas: