Como podemos conhecer a cultura e a identidade surda?
Índice
- Como podemos conhecer a cultura e a identidade surda?
- O que é comunidade cultura e identidade surda?
- O que é artefatos culturais da comunidade surda?
- Quais os tipos de identidade surda?
- Quais as principais identidades surdas?
- Qual é a importância da Libras na cultura e identidade surda?
- Como se respeitam as identidades surdas?
- Qual o ponto de partida para a identidade surda?
- Por que as identidades surdas são bastante complexas?
- Qual a diferença entre identidade híbrida e identidade surda?
Como podemos conhecer a cultura e a identidade surda?
Um exemplo clássico de um aspecto da cultura surda é o “batismo com um sinal”. Em que uma pessoa ganha o seu “nome” na Língua de Sinais Brasileira. Ou seja, o seu “sinal”, este que irá identificá-lo na comunidade surda. Este sinal pessoal por tradição e autenticidade só pode ser feito por uma pessoa surda.
O que é comunidade cultura e identidade surda?
Na Identidade Surda (Identidade Política), as pessoas apresentam características culturais baseadas na experiência visual, como determinante em seu comportamento; utilizam-se, somente, da Língua de Sinais; transmitem sua Cultura e seu posicionamento resistente diante da diferença de ser para os demais Surdos.
O que é artefatos culturais da comunidade surda?
O primeiro artefato cultural do 'Povo Surdo' é a experiência visual; como possuem ausência de audição e de som, percebem o mundo por meio de seus olhos. ... O segundo é o artefato cultural linguístico, ou seja, a língua de sinais.
Quais os tipos de identidade surda?
Quais são os principais tipos de identidade surda?
- Identidade de transição. ...
- Identidade inconformada. ...
- Identidade flutuante. ...
- Identidade híbrida. ...
- Identidade incompleta.
Quais as principais identidades surdas?
Estão presentes entre os Surdos que passam de um pais a outro ou, inclusive passam de um Estado brasileiro a outro, ou ainda de um grupo Surdo a outro. Ela pode ser identificada como o Surdo carioca, o Surdo brasileiro, o Surdo norte-americano. É uma identidade muito presente e marcada.
Qual é a importância da Libras na cultura e identidade surda?
O sujeito surdo era privado de partilhar da convencional cultura ouvinte oralista, por isso a cultura surda nasceu da necessidade de uma minoria que se identificava através da Língua de sinais (LIBRAS), formando grupos para melhor comunicação e aceitação do ser surdo, alcançando expressivo crescimento e visibilidade.
Como se respeitam as identidades surdas?
Há que se respeitarem as diferentes identidades. Em todo caso, para a construção destas identidades impera sempre a identidade cultural, ou seja, a identidade Surda como ponto de partida para identificar as outras identidades Surdas. Esta identidade se caracteriza também como identidade política, pois esta no centro das produções culturais.
Qual o ponto de partida para a identidade surda?
Outro ponto de partida que não pode ser esquecido é que a identidade Surda é possível pela experiência visual. Isto é, se a pessoa tem audição já não pode ser Surda como no caso da identidade intermediaria.
Por que as identidades surdas são bastante complexas?
Segundo A Autora Gladis Perlin: “As diferentes identidades Surdas são bastante complexas, diversificadas.
Qual a diferença entre identidade híbrida e identidade surda?
Identidade Híbrida: reconhecida nos surdos que nasceram ouvintes e se ensurdeceram e terão presentes as duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral; Identidade Surda: na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais.