Como ocorre a mutação silenciosa?
Como ocorre a mutação silenciosa?
Mutação silenciosa: é um tipo de mutação molecular cuja mudança no nucleotídeo do DNA não altera o aminoácido sintetizado. Mutação com alteração ou perda de sentido: é também um tipo de mutação molecular, no entanto, a mudança no nucleotídeo causa uma alteração que leva à síntese de um aminoácido diferente do esperado.
Como são caracterizadas as mutações de fase de leitura?
Uma mutação por mudança da matriz de leitura é uma mutação causada por indels (palavra formada pela fusão de inserção + deleção) de um número de nucleotídeos diferente de três e seus múltiplos (ex.: 1, 2, 4, 5, 7, etc.) em uma determinada sequência de DNA.
Quais são as mutações silenciosas?
Até agora as mutações silenciosas eram aquelas a que não correspondia qualquer alteração fenotípica, pois não haveria alteração das proteínas formadas. As mutações pontuais, trocas de uma única letra, podem levar a alterações de aminoácidos e das proteínas constituídas por eles.
Quais são as conseqüências dessas mutações?
Classificação quanto às conseqüências dessas mutações na síntese protéica. - Mutação Silenciosa: De acordo com o código genético, um certo aminoácido pode ser determinado por mais de um códon; algumas mutações, portanto, não alteram a seqüência de aminoácidos produzida pelo gene modificado e sua função permanece a mesma.
Quais são os tipos de mutações?
As mutações podem ocorrer em células somáticas ou germinativas. Tipos de Mutação. As mutações podem ser de dois tipos: gênica ou cromossômica. Mutação Gênica. A mutação gênica é caracterizada por alterações do código de bases nitrogenadas do DNA, que originam novas versões dos genes.
Quais são as mutações induzidas?
As mutações induzidas, por sua vez, são resultado da exposição do organismo a algum agente físico ou químico. O agente causador da mutação é chamado de mutagênico. São chamadas de mutação de ponto àquelas que afetam um ou poucos pares de bases do DNA.