O que é o renascimento cultural e científico?

Índice

O que é o renascimento cultural e científico?

O que é o renascimento cultural e científico?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

O que é o renascimento cultural?

Por Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.

O que quer dizer a palavra Renascimento?

O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

O que foi o renascimento Cultural resposta?

O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. ... Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.

Quais fatores contribuíram para o renascimento cultural e científico?

As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.

Qual a origem do renascimento cultural?

Renascimento cultural. No âmbito da arte, o Renascimento significou a criação de novos gêneros de pintura e escultura, para dar resposta ao novo gosto da sociedade daquela altura. As primeiras manifestações no âmbito artístico surgiram em Florença, na Itália. Foram construídas várias obras arquitetônicas que permanecem até hoje.

Qual o conceito de renascimento?

Conceito de Renascimento. O Renascimento é conhecido como o movimento artístico que aconteceu na Europa ocidental principalmente durante os séculos XV e XVI. Seu nome provém da ideia de renascer de elementos culturais que desapareceram durante a Idade Média tais como o predomínio da razão, da proporção, do equilíbrio, da mesura, ...

Quais foram os aspectos mais importantes do renascimento artístico?

Outros aspectos, não menos importantes, explorados pelos artistas do renascimento, foram o equilíbrio das formas e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica. Vale lembrar que o renascimento artístico incluiu a evolução da pintura, escultura, arquitetura e literatura, valorizando aspectos humanos e da natureza.

Quais são os elementos característicos do Renascimento?

Alguns dos elementos característicos do Renascimento em suas diferentes áreas (tanto na escultura como na arquitetura e pintura) foi a utilização da perspectiva, da proporção humana como base de todas as estruturas, do equilíbrio das formas, da mesura das expressões.

Postagens relacionadas: