O que é uma receita especial?

Índice

O que é uma receita especial?

O que é uma receita especial?

O que é receita de Controle Especial? A Receita de Controle Especial é um tipo de receituário empregue na prescrição de substâncias que estejam na lista de medicamentos C1 (sujeitas a controle especial) e C5 (anabolizantes), além de alguns entorpecentes e psicotrópicos da classificação A1, A2 e B1.

Como preencher uma prescrição?

Prescrição de medicamentos: passo a passo

  1. Definir o problema do paciente.
  2. Especificar o objetivo terapêutico.
  3. Verificar se o tratamento se adequa ao paciente: considerar eficácia, custo, segurança, conveniência e aplicabilidade.
  4. Fazer a prescrição de forma clara, legível e com indicações precisas.

Quanto tempo dura uma receita de controle especial?

Conforme previsto na norma supramencionada, as Notificações de Receita e Receita de Controle Especial serão válidas por 30 (trinta) dias a contar da data de sua emissão (artigos 41, 45, 50 e 52).

Quais são os medicamentos de controle especial?

Também se enquadram na classificação de medicamentos controlados, segundo a Portaria SVS / MS nº 344/1998, as substâncias anabolizantes, substâncias abortivas ou que causam má-formação fetal, substâncias que podem originar psicotrópicos, insumos utilizados na fabricação de entorpecentes e psicotrópicos, plantas ...

Quais são as receitas de controle especial?

Receitas de Controle Especial: C1 (outras substâncias sujeitas a controle especial) Notificações de Receita Especial: C2 (Retinóides de uso sistêmico) C5 (anabolizantes) Adendos das Listas A e B: C3 (Talidomida)

Como funciona o receituário especial?

O que é? Como funciona? Nós identificamos quais medicamentos são controlados, exibimos visualmente na sua prescrição e, ao imprimir, nós consolidamos as duas vias do Receituário Especial para você! Como funciona o Receituário Especial?

Qual a finalidade do receituário?

O receituário é fruto do atendimento médico e é uma prescrição médica não cirúrgica, incluindo a dieta e os medicamentos a serem administrados, especificando a via, podendo ser a oral, a intravenosa, a intramuscular ou outras. Ademais, também deve servir como orientação ao paciente.

Como preencher o receituário azul?

Receituário Azul. Acima de tudo, em primeiro lugar, o receituário azul deve estar sempre com todos os seus campos devidamente preenchidos (portanto, explicaremos mais abaixo como preencher receituário azul) pelo prescritor, pois assim o paciente adquire o medicamento ou a fórmula magistral sem equívocos ou transtornos.

Postagens relacionadas: