Como aproveitar o urucum?

Índice

Como aproveitar o urucum?

Como aproveitar o urucum?

As sementes de urucum (Bixa orellana L.) são hoje amplamente exploradas industrialmente com vistas à obtenção do pigmento bixina que possui aplicações em produtos cosméticos, farmacêuticos, têxteis, alimentícios - como carnes, embutidos, sucos, entre outros.

Como tirar o extrato do urucum?

É obtido através de extração, com reciclo, de uma suspensão da Bixa orellana L. sendo o processo composto por maceração sob condições controladas e posterior percolação. O óleo obtido é filtrado e purificado, tendo por fim a adição de agente antioxidante (B.H.T).

Como passar urucum na pele?

Coloque em um recipiente o urucum e acrescente melado até formar uma pastinha consistente. Lave o rosto com um sabonete natural e aplique a pastinha. Massageie com movimentos suaves e enxague. Após enxaguar a pele permanece alaranjada devido aos óleos naturais presentes no urucum e os pigmentos lipossolúveis presentes.

Quais os benefícios do urucum para a saúde?

Benefícios

  1. É rico em antioxidantes. ...
  2. Tem propriedades antimicrobianas. ...
  3. Ajuda a combater o câncer. ...
  4. Faz bem para os olhos. ...
  5. Faz bem para o coração. ...
  6. Pode reduzir inflamações.

Quem já ouviu falar em Urucum?

Quem já ouviu falar em urucum (Bixa Orellana L.), planta da família das Bixaceae e tem o nome popular de coloral, colorífico, tinta, açafrão da terra, açafrão do Brasil, falso açafrão, açafroa, anato sendo o mais comum o coloral, muito usado na culinária para dar cor aos alimentos.

Como fazer o requeijão de urucum?

Misturar o fubá e bater no liquidificador, triturador ou pilão até ficar um pó vermelho. Peneirar em uma peneira fina e guardar em vidro escuro com tampa. Colocar 2 copos tipo requeijão de sementes de urucum para 1 litro de óleo de canola, milho, amendoim ou azeite.

Por que usar tinta solúvel em água?

Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à chuva. Para fugir dos tons terrosos próprios dos pigmentos naturais, use corantes alimentícios.

Postagens relacionadas: