Como é preparado o Ágar Sangue?

Índice

Como é preparado o Ágar Sangue?

Como é preparado o Ágar Sangue?

A fórmula do Ágar Sangue de Carneiro é composta basicamente por extrato de levedura que fornece nitrogênio, carbono, aminoácidos e vitaminas. A fonte de nitrogênio para o Ágar Sangue de Carneiro é a Proteoma Peptona e o equilíbrio é mantido pela concentração de cloreto de sódio, utilizado como agente lubrificante.

Como fazer meio de cultura Ágar Sangue?

Preparação e distribuição

  1. Pesar o ágar (pó) e colocar em um béquer ou erlenmeyer com capacidade maior do que o volume que será usado – por exemplo, se for preparar um meio de 100 ml usar um erlenmeyer de 250 ml.
  2. Medir o volume de água destilada necessário em uma proveta.

Como ocorre o preparo de meio de cultura?

Os meios sólidos são preparados adicionando-se ágar ao meio líquido e posterior colocação em tubos de ensaio ou placas de Petri, onde o meio se solidifica. As bactérias crescem na superfície do meio sólido. O ágar é um polissacarídio complexo obtido de alga marinha vermelha.

O que é ágar no meio de cultura?

O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura.

Quando usar Agar Sangue?

O meio de cultura ágar sangue é comumente usado em laboratórios de análises clínicas, como a produção primária para a separação de Streptococcus spp e Staphylococcus spp. O sangue humano pode ser utilizado quando há a necessidade de separar o bacilo da tuberculose em saliva.

Qual a diferença entre o ágar sangue e o ágar chocolate?

O Agar Sangue é recomendado para cultivo de microrganismos fastidiosos com atividade hemolítica, encontrados em amostras de fluídos biológicos e outras amostras clínicas. ... Já o Agar Chocolate é indicado para cultivo de microrganismos que são exigentes de suplementação vitamínica.

Quais os componentes utilizados na preparação de meios de culturas?

Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais.

Quais as etapas e cuidados que devem ser tomados no preparo de meio de cultura?

Artigos

  • A água utilizada para o preparo de meios de cultura deve ser sempre de boa qualidade: destilada, purificada ou deionizada!
  • Para o preparo de meios de cultura que contém ágar: após pesagem dos pós, água destilada deve ser adicionada e, com bastão de vidro, deve-se proceder a homogeneização.

Postagens relacionadas: