Como preparar uma solução a partir de uma solução estoque?

Como preparar uma solução a partir de uma solução estoque?
Solução estoque: solução concentrada. Pode ser armazenada e diluída conforme necessário, fornecendo soluções de menor concentração. Por exemplo, ao adicionar uma colher de sal em um copo com água, o sal é o soluto e a água é o solvente. A mistura desses dois componentes forma a solução.
O que significa diluição de uma solução?
As soluções são misturas homogêneas formadas pelo soluto (aquele que é dissolvido) e o solvente (aquele que dissolve). Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro.
O que é preparar uma solução?
Dissolver o soluto com um pouco de solvente até obter uma mistura homogénea. Transferir a mistura para um balão volumétrico, com a ajuda de um funil de vidro e de uma vareta de vidro. Lavar o gobelé com um pouco de água, para completa remoção do soluto, transferindo-a também para o balão volumétrico.
Como fazer o preparo de uma solução?
2- Preparo de uma solução a partir de soluções expressas em outras unidades de concentração. A primeira providência a ser tomada é deixar as duas soluções na mesma unidade de concentração, isto é, transformar a unidade de concentração da solução em que tenho na unidade de concentração da solução que desejo.
Qual a concentração de uma solução?
A concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser dadas em massa, volume ou quantidade de matéria, há diversas formas de se expressar a concentração de soluções. As relações mais utilizadas são:
Como calcular o volume da solução de concentração?
Trata-se de calcular o volume (V 1) de solução de concentração que disponho no laboratório (C 1 ), o qual contenha a massa (m) de substância que diluída no volume (V 2) de solução desejada, seja obtida a concentração desejada (C 2 ). A fundamentação é que a concentração é uma relação de massa por volume (C = m / V).