Como prevenir fasciolose?

Índice

Como prevenir fasciolose?

Como prevenir fasciolose?

A Fasciolose humana pode ser prevenida através da não ingestão de agrião, alface ou outras plantas aquáticas cruas, que tenham uma origem desconhecida ou silvestre.

Como adquirir fasciolose?

Humanos podem adquirir a doença comendo plantas cruas com os cistos dos vermes (agrião ou outras verduras cultivadas em ambiente alagadiço).

Qual a forma infectante da fasciola hepatica?

(Infecção hepática comum por trematódeos; infecção por trematódeo do fígado de ovelhas) Fasciolíase é uma infecção causada pelo trematódeo Fasciola hepatica, que é adquirido com a ingestão de agrião contaminado ou outras plantas aquáticas. Trematódeos são parasitas achatados que infectam várias partes do corpo (p.

Como tratar fasciola hepatica em humanos?

O tratamento da fasciolíase é orientado pelo médico, e inclui o uso de medicamentos antiparasitários como Bithionol por 10 dias em dias alternados, Deidroemetina por 10 dias ou Albendazol, apesar de terem sido descritos efeitos colaterais graves associados ao uso desse antiparasitário.

Como ocorre a transmissão da fasciolose?

No ser humano, a transmissão da fasciolose está diretamente relacionada à ecologia dos caramujos (hospedeiros intermediários) e à ingestão de água e verduras contaminadas com as formas larvais do parasita (metacercárias) (Neves, 2003; Acha e Szyfres,1986).

Como ocorre a contaminação da fasciolose?

Como é a transmissão da fasciolose? A transmissão ocorre quando o parasita entra em contato com humanos ou animais através da ingestão de água ou alimentos contaminados.

Quais são os sintomas da fasciolose?

Os sintomas que a fasciolose pode causar podem ser diferentes em cada caso, variando de acordo com a fase e com a intensidade da infecção. Assim, na doença aguda que acontece durante a migração dos parasitas, nas primeiras 1 a 2 semanas após a infecção, podem ser provocados sintomas como febre, dor abdominal e inchaço do fígado.

Como é o tratamento da fasciolíase?

O tratamento da fasciolíase é com triclabendazol (10 mg/kg por via oral uma vez após uma refeição ou, nas infecções graves, 2 vezes com intervalo de 12 a 24 h) Nitazoxanida 500 mg VO bid por 7 dias pode ser eficaz, mas os dados são limitados. A falha do tratamento é comum com o praziquantel; não é recomendado.

Por que a fasciolose crônica é mais comum?

Após esse tempo, irão alojar-se nos canais biliares, local onde irão atingir a maturidade sexual, reproduzindo-se assexuadamente, iniciando novamente o ciclo. O curso da doença nos ruminantes pode ser agudo ou crônico, sendo que a fasciolose crônica é mais comum.

Quais são as espécies de Fasciola?

As espécies de Fasciola são: Fasciola hepatica, Fasciola gigantica, Fasciola jakcsoni, Fasciola magna, Fasciolopsis buski e Protofasciola robusta. As duas primeiras espécies são as mais relevantes e mais disseminadas mundialmente (Roberts & Janovy, 2009).

Postagens relacionadas: