Quais são as consequências da obesidade na terceira idade?

Índice

Quais são as consequências da obesidade na terceira idade?

Quais são as consequências da obesidade na terceira idade?

A obesidade em idosos também pode favorecer o aparecimento de doenças ou a piora de algumas delas, como:

  • Aumento do risco de ter ou agravar quadros de doenças relacionadas à demência, como Alzheimer, Parkinson, entre outras;
  • Aumento do colesterol, que favorece o AVC e infarto;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Apneia do sono;

Como prevenir a obesidade em idosos?

Metabolismo mais lento dos idosos e resistência a mudanças de hábitos alimentares favorece o aumento de peso. Alimentação saudável e a realização de atividades físicas são os principais remédios para prevenir doenças que cada vez mais atingem a terceira idade no Brasil: a obesidade e a osteoporose.

Porque a obesidade na terceira idade é comum?

Problema da obesidade é causado por hábitos alimentares não saudáveis, atingindo em especial pessoas na terceira idade. O excesso de peso entre os maiores de 60 anos é preocupante porque a pessoa perde qualidade de vida e aumenta o risco de morte.

Quando o idoso é considerado obeso?

É considerado obeso o indivíduo que apresenta IMC maior ou igual a 30kg/m2. O nível de definição de obesidade não se diferencia na população idosa, apesar de uma tolerância maior dos idosos com o aumento de IMC, podendo assim a obesidade ser definida em um patamar de IMC mais elevado nesta faixa etária (7).

Como a obesidade ou à magreza podem interferir na vida do idoso?

Vários estudos têm demonstrado que o sobrepeso em pacientes idosos não se associa ao aumento da mortalidade geral. Em idosos com IC o sobrepeso e a obesidade associam-se à redução da mortalidade em relação aos idosos com peso normal.

Em qual valor do IMC O idoso é classificado com a obesidade grau III?

IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

São alterações associadas à obesidade em idosos?

A prevalência de muitas complicações associadas à obesidade - como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doença cardiovascular certos tipos de câncer, síndrome de apnéia/hipopnéia do sono e osteoartrite - também aumenta durante o envelhecimento.

Como diminuir as chances de ser obeso?

Obesidade: 5 maneiras poderosas de prevenir o problema

  1. Tenha uma vida ativa e previna a obesidade. Levar uma vida sedentária é um dos fatores de risco para a obesidade, principalmente em pessoas que já possuem predisposição genética para engordar. ...
  2. Mude seus hábitos alimentares. ...
  3. Controle seu peso. ...
  4. Faça acompanhamento médico.

Por que a falta de sono está associada à obesidade?

Diversos estudos indicam que os indivíduos que dormem menos têm uma maior possibilidade de se tornarem obesos, e que o encurtamento do sono aumenta a razão grelina/leptina, gerando o aumento do apetite e da fome. Isto pode estar associado à maior ingestão calórica e ao desencadeamento da obesidade.

Postagens relacionadas: