Em que consiste o processo pelo qual o Brasil passou até a década de 1990 chamado de metropolização?
Índice
- Em que consiste o processo pelo qual o Brasil passou até a década de 1990 chamado de metropolização?
- Qual é a megalópole em formação no Brasil?
- O que é uma megalópole de exemplos?
- Quais são os fatores determinantes para a metropolização?
- Qual a finalidade da atividade especial?
- Quais são as regras para a atividade especial?
- Como é realizado o enquadramento de atividade especial?
- Quando deve ser concluído o exercício da atividade?

Em que consiste o processo pelo qual o Brasil passou até a década de 1990 chamado de metropolização?
Como resultado dessa lógica, tivemos no Brasil a formação das metrópoles, grandes cidades com mais de 1 milhão de habitantes e que concentram boa parte dos serviços, empregos e infraestruturas, fenômeno que passou a ser chamado de metropolização. ...
Qual é a megalópole em formação no Brasil?
A megalópole Rio-São Paulo liga o complexo metropolitano expandido do estado de São Paulo (conurbação de várias metrópoles localizadas ao redor da Grande São Paulo), e a região metropolitana do Rio de Janeiro. Essa megalópole envolve diferentes centros metropolitanos localizados na região Sudeste do Brasil.
O que é uma megalópole de exemplos?
A megalópole é uma região formada por várias grandes cidades interligadas entre si em forma de uma rede estrutural. ... A expressão foi criada em 1960 pelo geógrafo francês Jean Gottmann (1915-1994) para classificar a região dos Estados Unidos que envolvia as cidades de Boston, Washington D. C. e Nova York.
Quais são os fatores determinantes para a metropolização?
Fatores determinantes na metropolização de São Paulo: a industrialização do estado de São Paulo, com concentração de capitais e o crescimento do setor terciário.
Qual a finalidade da atividade especial?
No geral, a atividade especial pode ser compreendida como o momento temporal em que determinado indivíduo trabalhou, mas houve durante todo este tempo, o contato com substâncias e/ou elementos perigosos, juridicamente denominados como o instituto da periculosidade, ou que de qualquer modo, prejudique a saúde, reconhecido como insalubridade.
Quais são as regras para a atividade especial?
Neste raciocínio, para que a atividade especial seja definida, duas são as regras a serem observadas. A primeira diz respeito às atividades especiais executadas por determinada categoria profissional até o ano de 1995.
Como é realizado o enquadramento de atividade especial?
O enquadramento de atividade especial era realizado por função, assim, bastava o trabalhador ter a atividade anotada na sua Carteira de Trabalho para ser considerado o seu tempo como especial, com os acréscimos concedidos pela legislação vigente à época.
Quando deve ser concluído o exercício da atividade?
A partir de 95, deve ser concluído tecnicamente que, ao momento do exercício da atividade, o segurado se encontrava exposto a agentes nocivos à sua saúde. Isso pode ser feito – a depender da época da prestação da atividade – através de formulários SB40, DSS-8030, PPP ou laudo técnico.