Como comprovar atividade de empresário?

Índice

Como comprovar atividade de empresário?

Como comprovar atividade de empresário?

Para situações onde, é necessário apresentar documentação ao INSS para comprovar o exercício da atividade profissional, o empresário poderá utilizar a declaração de imposto de renda, relatórios de notas fiscais, extrato de conta bancária, alvará prefeitura, entre outros, relativos ao período do recolhimento em atraso.

Como declarar atividade no INSS?

Lista de documentos que comprovam atividade de contribuinte individual

  1. Recibo de prestação de serviço, desde que compreenda todo o período que o segurado deseja comprovar;
  2. Inscrição de profissão na prefeitura. ...
  3. Certidão de nascimento dos filhos, desde que conste a atividade.

Como averbar tempo de contribuição junto ao INSS?

Para ter esse período reconhecido pelo INSS, o empregado não precisa pagar mais nada por isso, basta comprovar que trabalhou para a empresa através de documentos como o registro na carteira de trabalho, contracheque, testemunhas, contrato de trabalho, dentre outros documentos que possam comprovar o vínculo empregatício ...

Como o INSS reconhece o comprovante do Contribuinte Individual?

O INSS não reconhece o comprovante do contribuinte individual em alguns casos, o que dificulta a obtenção da aposentadoria. Além disso, é possível que o acerto de débito por período não contribuído, que comentamos no vídeo, seja dificultado ou tenha juros muito altos.

Como comprovar suas contribuições no INSS?

Como comprovar suas contribuições no INSS? Esta próximo de se aposentar e não sabe o que fazer? quais documentações necessárias para comprovar seu tempo de contribuição? É normal não saber por onde começar, mas é primordial fazer um planejamento para evitar dores de cabeça no futuro.

Como é possível pagar as contribuições de autônomo?

É possível pagar as contribuições previdenciárias vencidas, sejam as do mês passado, ou qualquer período na sua vida profissional. Basta comprovar que efetivamente desenvolveu a atividade de autônomo que a Lei 8212/91 em seu art. 45-A prevê a forma de indenizar o INSS e obrigue a autarquia a computar este tempo para a aposentadoria.

Qual o tipo de comprovante de pagamento?

Pode ser qualquer tipo de comprovante de pagamento, desde que compreenda o período em que você deseja o reconhecimento da atividade. Ou seja, as datas do recibo deverão ser aquelas que você pretende recolher em atraso. Será o Imposto de Renda do ano que você quer recolher em atraso que pode demonstrar a sua renda na sua profissão como autônomo.

Postagens relacionadas: