Como puncionar uma veia passo a passo?
Índice
- Como puncionar uma veia passo a passo?
- Como puncionar um acesso venoso periferico?
- O que é um acesso venoso periférico?
- Como puncionar veias difíceis?
- Quais os tipos de punção venosa?
- Quando é indicado puncionar um acesso venoso com Scalp?
- Quais são os cuidados com o acesso venoso periférico?
- Quais são os procedimentos alternativos para acessos venosos periféricos?
- Qual o melhor curativo para o acesso venoso periférico?
- Quais são os locais preferidos para a punção periférica?
Como puncionar uma veia passo a passo?
Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.
Como puncionar um acesso venoso periferico?
Retirar o mandril quando puncionar com cateter sobre agulha, fazendo pressão acima da ponta do cateter com o indicador da mão não dominante; Soltar o garrote e solicitar ao cliente para abrir a mão; Adaptar a conexão de duas vias ao cateter; Testar a permeabilidade do sistema.
O que é um acesso venoso periférico?
É a via de administração de medicação diretamente nas veias, nela é possível fazer medicação em grande quantidade e aquelas que pela via oral não são possíveis de administrar. São dois tipos: acesso venoso periférico, que é a inserção de um cateter nos membros (braço, mão, perna, etc.)
Como puncionar veias difíceis?
Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia. Realizar anti-sepsia com álcool 70%, o local escolhido não deve interferir com a mobilidade. Assim, afossa antecubital deve ser evitada, exceto como último recurso.
Quais os tipos de punção venosa?
IV – TIPOS As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática...
Quando é indicado puncionar um acesso venoso com Scalp?
O scalp, popularmente conhecido como borboleta, é um dispositivo agulhado que é usado para fazer infusões intravenosas. Ele é indicado para procedimentos de curta duração, pois a agulha fica dentro da veia do paciente, podendo causar lesões em caso de movimentação.
Quais são os cuidados com o acesso venoso periférico?
CUIDADOS COM O ACESSO VENOSO PERIFÉRICO »Sempre lavar as mãos antes de entrar em contato com o paciente; »Somente a equipe médica e de enfermagem pode manipular o acesso e fazer a medicação; »Verificar se está bem fixado na pele;
Quais são os procedimentos alternativos para acessos venosos periféricos?
São procedimentos alternativos para acessos venosos periféricos realizados quando não são possíveis tecnicamente as punções de veias periféricas (Ex.: queimaduras de 3º grau nos MMSS ou profunda hipovolemia).
Qual o melhor curativo para o acesso venoso periférico?
Caso o paciente se queixe de dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, feche o registro do equipo imediatamente. Mas, qual seria o melhor tipo de curativo para o acesso venoso periférico?
Quais são os locais preferidos para a punção periférica?
Cuidados Especiais. - Os locais preferidos para a punção venosa periférica são as veias cefálica e basílica no antebraço; os locais que devem ser evitados são as veias da perna e do pé, por causa do maior risco de tromboflebite e infecção. As veias antecubitais podem ser utilizadas se não existir outro acesso venoso disponível.