Quantas vezes posso recorrer de uma decisão judicial?
Índice
- Quantas vezes posso recorrer de uma decisão judicial?
- Como recorrer de uma decisão judicial?
- O que quer dizer recorrer da sentença?
- Qual o prazo para se recorrer de uma sentença judicial?
- O que é entrar com um recurso?
- Qual a possibilidade de um juiz reconsiderar decisões já proferidas?
- Quais são os recursos que devolvem ao juiz que o decidiu previamente?
- Qual a atitude do juiz de primeiro grau?
- Qual a finalidade da reconsideração da decisão?
Quantas vezes posso recorrer de uma decisão judicial?
Apresentar dois recursos contra uma mesma decisão, ainda que formulados por advogados diferentes, contraria o Código de Processo Civil.
Como recorrer de uma decisão judicial?
Os tipos de recursos
- Apelação: é o recurso expedido por petição pela parte vencida e destinado ao juiz, a partir da decisão final proferida por ele.
- Agravo de instrumento: emitido contra decisões interlocutórias, que não possuem caráter de sentença final, mas que decidem importantes questões ainda no curso do processo.
O que quer dizer recorrer da sentença?
Trata-se de serviço que proporciona a uma das partes envolvidas em processo iniciado na primeira instância (varas comuns) do DF, não concordando com a decisão ou sentença do Juiz responsável pelo julgamento dessa ação, ingressar com recurso para revisão da decisão ou sentença.
Qual o prazo para se recorrer de uma sentença judicial?
O prazo para interposição do Recurso Ordinário é de 8 dias. ... Dessa maneira, o prazo para interposição de Embargos de Declaração são 5 dias após a publicação da sentença e o prazo para interposição do Recurso Ordinário são 8 dias após a publicação da sentença.
O que é entrar com um recurso?
Recurso é um meio de impugnação voluntário, previsto em lei, através do qual a parte ou quem esteja legitimado a intervir na causa provoca o reexame das decisões judiciais para, no mesmo processo, reformar, invalidar, esclarecer ou integrar uma decisão judicial pelo próprio magistrado que as proferiu ou por algum órgão ...
Qual a possibilidade de um juiz reconsiderar decisões já proferidas?
Veja o artigo de Zulmar Duarte sobre um tema recorrente no Judiciário Há possibilidade de o juiz reconsiderar decisões já proferidas no curso do processo? Veja o artigo de Zulmar Duarte sobre um tema recorrente no Judiciário
Quais são os recursos que devolvem ao juiz que o decidiu previamente?
Da mesma forma, existem recursos que devolvem o tema ao juiz que o decidiu previamente, como os embargos declaratórios (artigo 1.023 do Código de Processo Civil) e os embargos infringentes na execução fiscal (artigo 34 da lei 6.8).
Qual a atitude do juiz de primeiro grau?
RESPOSTA A atitude do juiz de primeiro grau viola o CPC, pois o juízo de admissibilidade da apelação está a cargo do juízo “ad quem” e não do juízo “a quo”. Mas, de fato, não há previsão de recurso contra essa decisão.
Qual a finalidade da reconsideração da decisão?
Não raro a parte apresentava petição nominada como reconsideração ao próprio juiz, postulando que, mantida a decisão, ela fosse processada como agravo de instrumento. Nesse contexto, reconsiderada a decisão, ter-se-ia atingido a finalidade do pedido; mantida a decisão, a parte já tinha interposto o recurso de agravo nessa formatação ambivalente.