Como fazer análise de solo para construção?

Índice

Como fazer análise de solo para construção?

Como fazer análise de solo para construção?

A sondagem solo construção civil é realizada de duas maneiras: em caso de solo sem rochas, é recomendada a sondagem de solo SPT, onde são retiradas diversas camadas de solo que serão levadas para a inspeção e análise, determinando a sua resistência e nível de água presente.

Quanto custa análise de solo para construção?

Os preços para a realização de uma sondagem de solo adequada variam. Variam de acordo com a localização do terreno no País, e também com a empresa contratada. Geralmente, os técnicos responsáveis pela avaliação realizam-na por R$ 1/m².

Qual o melhor tipo de solo para construção?

É por isso que a argila é um material consistente, usado até mesmo na confecção de esculturas e outros objetos. Devido a essa característica, os terrenos com esse tipo de solo são os mais seguros para a construção civil.

Como saber o tipo de solo para construir?

Continue a leitura para descobrir o tipo de fundação necessária para cada tipo de solo, de acordo com os princípios de movimentação:

  1. Solo arenoso. O solo arenoso não possui grande índice de coesão, isto é, se movimenta facilmente e é altamente permeável. ...
  2. Solo argiloso. ...
  3. Solo siltoso.

Quem faz análise de solo para construção?

A Biovert Ambiental é uma consultoria localizada em São Paulo que possui profissionais com alta qualificação, sempre em busca da satisfação técnica e econômica de seus clientes.

Onde se faz a análise do solo?

O laboratório de Fertilidade do Solo atende principalmente ao produtor rural(*), para quem a análise de fertilidade do solo é de extrema importância, pois é a partir dos resultados obtidos na análise que será feita a recomendação da adubação e calagem (adição de calcário para corrigir a acidez do solo) na área a ser ...

Qual o custo de um SPT?

O SPT, também chamado de teste de percussão, consiste na penetração do solo com um amostrador por meio de impacto de um martelo de massa padrão de 65Kg, que é liberado repentinamente a uma altura de 75cm. No Distrito Federal, o valor médio de SPT para 2 furos é R$1.200,00.

Qual é o melhor tipo de solo para a agricultura?

solo humoso Humoso (Orgânico) Sendo que, é muito fértil visto que possui, em sua composição, matéria orgânica em decomposição, que servem como um adubo para as plantas. Dessa forma, é o solo humoso é o mais recomendado para a agricultura.

Como construir em terreno argiloso?

Normalmente, as edificações em solos argilosos são feitas sob fundações rasas. Assim, quando é preciso reforçar as sapatas, por exemplo, é recomendado utilizar os radiers. Além disso, o uso de estacas pode ser recomendado para reforçar a segurança em alguns casos mais raros.

Quais são os tipos de solo e suas características?

Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.

Como realizamos as análises de solos?

No Brasil, temos a SpecSolo que realiza as análises de solos por infravermelho próximo (NIR) e os resultados são gerados através de um gigantesco banco de dados. Dessa forma, os resultados são obtidos rapidamente e com maior segurança, como mostra o vídeo a seguir:

Como analisar a insolação de uma casa?

Em parte, o estudo da insolação de uma casa garante conforto térmico e a valorização financeira do imóvel. Mas para que isso aconteça, muitos aspectos devem ser analisados. E, infelizmente, essa análise é subestimada pelos leigos, o que traz problemas aos projetos depois de prontos.

Como realizar a amostragem de solo?

É importante também realizar a amostragem de solo de 3 a 4 meses antes da semeadura da lavoura. Isso porque precisamos de tempo para realização das análises laboratoriais, planejamento de compra e entrega dos insumos. Um tipo muito comum e conhecido de amostragem é em grade.

Qual a movimentação do solo para a obra?

Toda obra exige uma movimentação de terras, já que é necessário adequar o terreno para a estrutura que será construída. A movimentação do solo faz com que ele fique em um estado fofo e heterogêneo, ou seja, pouco resistente e muito deformável.

Postagens relacionadas: