O que caracteriza uma cetona?
Índice
- O que caracteriza uma cetona?
- O que indica que o grupo funcional e uma cetona?
- Qual as características da função orgânica cetona?
- Qual é o grupo funcional dos aldeídos?
- O que são ácidos carboxílicos qual é o grupo funcional neste caso?
- Quais são as cetonas importantes?
- Quais são as formas de obtenção das cetonas em laboratório?
- Por que a cetona é incolor?
- Quais os pontos de fusão e ebulição das cetonas?
O que caracteriza uma cetona?
Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos: Não pare agora...
O que indica que o grupo funcional e uma cetona?
grupo carbonila As cetonas possuem o grupo carbonila entre dois carbonos e a mais importante comercialmente é a propanona, mais conhecida como acetona.
Qual as características da função orgânica cetona?
O grupo funcional cetona tem como característica principal a presença de um carbono secundário conectado, por dupla ligação, a um oxigênio; é bem semelhante ao grupo aldeído, que tem em seus compostos a carbonila na extremidade da cadeia.
Qual é o grupo funcional dos aldeídos?
Os aldeídos são todos os compostos orgânicos que possuem o grupo carbonila ligado a um hidrogênio. O principal aldeído de uso no cotidiano é o metanal.
O que são ácidos carboxílicos qual é o grupo funcional neste caso?
Ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional carboxila, isto é, um carbono que realiza uma ligação dupla com oxigênio e uma ligação simples com um grupo OH.
Quais são as cetonas importantes?
Algumas cetonas importantes. Acetona (propanona): é um líquido inflamável, incolor, com cheiro agradável e solúvel em água. A cetona mais simples é usada como solvente (de lacas, resinas, acetileno), na extração de óleos vegetais e na fabricação de medicamentos hipnóticos como o sulfonal (um sonífero).
Quais são as formas de obtenção das cetonas em laboratório?
Dentre as várias formas de obtenção das cetonas em laboratório, podemos destacar: ozonólise de alcenos, hidratação de alcinos, método de Piria e a síntese de Frields-Crafts. Porém, o método mais utilizado é a oxidação de álcoois secundários. Veja a seguir um exemplo de oxidação do propanol com obtenção da propanona: Não pare agora...
Por que a cetona é incolor?
Acetona (propanona): é um líquido inflamável, incolor, com cheiro agradável e solúvel em água. A cetona mais simples é usada como solvente (de lacas, resinas, acetileno ), na extração de óleos vegetais e na fabricação de medicamentos hipnóticos como o sulfonal (um sonífero).
Quais os pontos de fusão e ebulição das cetonas?
Os pontos de fusão e ebulição das cetonas são maiores que os dos aldeídos. As cetonas são muito usadas como matérias-primas na síntese de diversos produtos. São também usadas como solventes de tintas, vernizes, esmaltes, na preparação de sedas e na preparação de medicamentos.