Como calcular o ângulo de retas paralelas?
Como calcular o ângulo de retas paralelas?
Duas retas paralelas r e s, se forem cortadas por uma reta t, transversal a ambas, formará ângulos como representados na imagem abaixo. Na figura, os ângulos que apresentam a mesma cor são congruentes, ou seja possuem mesma medida. Dois ângulos de cores diferentes são suplementares, ou seja, somam 180º.
Como resolver questões de retas paralelas?
Para responder a questão precisamos encontrar o coeficiente angular de cada reta através da equação de cada reta. Assim, como os coeficientes angulares das retas r e s são iguais, temos que as duas retas são paralelas.
Como resolver retas transversais?
Para resolver exercícios sobre retas paralelas cortadas por uma transversal, é necessário verificar os ângulos que são congruentes, bem como aqueles que são suplementares. Na imagem a seguir, as retas u, r e s são paralelas e cortadas por uma reta t transversal. Determine o valor dos ângulos x e y.
O que é colaterais internos?
Dois ângulos são colaterais internos quando, na região interna de duas retas paralelas, estão do mesmo lado.
O que são as retas paralelas?
As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido. Outra característica que as definem é que elas mantêm a mesma medida de inclinação, chamado de coeficiente angular.
O que é um lado transversal?
Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas.
Como calcular ângulos de retas?
Cálculo do Coeficiente Angular
- O coeficiente angular, também chamado de declividade de uma reta, determina a inclinação de uma reta.
- m = tg α
- Para calcular o coeficiente angular de uma reta a partir de dois pontos devemos dividir a variação entre os eixos x e y:
- Δy: representa a diferença entre as ordenadas de A e B.