Como resolver potências com base diferente?
Como resolver potências com base diferente?
Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.
Como fazer a soma dos expoentes?
an = a·a·a·... ·a, em que a repete-se n vezes. O resultado de um produto entre duas potências de bases iguais será uma terceira potência, na qual a base será igual às bases das potências que foram multiplicadas, e o expoente será igual à soma dos expoentes dessas potências.
Como somar números com potências diferentes?
Para somar potências de bases iguais e expoentes diferentes, deve-se colocar a maior potência possível em evidência.
Quais são as divisões de potências com base?
1 Multiplicação de potências com a mesma base. 2 Divisão de potências com a mesma base. 3 Multiplicações e divisões com poderes com a mesma base. 4 Multiplicações e divisões de potência com diferentes bases. 5 Operações com potência de números com base diferente.
Qual a potência de um número?
Uma potenciação compreende o processo em que determinado número (a base) é multiplicado por si mesmo durante a quantidade de vezes que outro número determina (o expoente). Ao resultado desse processo dar-se o nome de potência. Exemplo: 2³ = 2×2×2 = 8.
Como dar o nome de potência?
Ao resultado desse processo dar-se o nome de potência. Exemplo: 2³ = 2×2×2 = 8. Perceba que o número 2 (base) foi multiplicado por ele mesmo a quantidade de vezes que o número 3 (expoente) determinou.
Como calcular a expansão de potências?
No caso do exemplo proposto, seria mais simples expandir as potências e calcular a subtração com aritmética simples: Para potências de expoente mais elevado, caso a expansão seja inviável ou muito trabalhosa, podemos utilizar a propriedade de multiplicação de potências de mesma base.