O que fazer para receber um cheque devolvido duas vezes?
![O que fazer para receber um cheque devolvido duas vezes?](https://i.ytimg.com/vi/ZWtXRfHVNpE/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDdtthDdbEhisfEVX9Ds2ernI361w)
O que fazer para receber um cheque devolvido duas vezes?
Ação Monitória É a ação própria para cobrar cheque prescrito. Proposta, a ordem é para pagar em 15 dias, mas o devedor pode contestar. Por ser um procedimento especial, tende a ser mais rápida, específica e provavelmente mais adequada do que a de locupletamento que do procedimento comum.
Por que um cheque pode ser devolvido?
Um cheque pode ser devolvido por vários motivos e para evitar que cada banco desse um nome diferente para cada um destes motivo, foi realizada uma padronização pelo Banco Central. Sendo assim, cada motivação para a devolução de um cheque recebe um nome e um respectivo código.
Quais são as consequências dos cheques devolvidos?
Titulares de cheques devolvidos podem sofrer várias consequências. O comum é que o CPF seja cadastrado em listas de restrição de crédito. Casos mais graves chegam a ser considerados crimes de estelionato. Tudo depende do motivo da devolução e do tempo que levará até regularizar a situação.
Por que o cheque passará por uma devolução?
Se a razão for falta de saldo na conta corrente, o cheque passará por uma primeira devolução. Neste momento, não haverá cobrança de multa. Porém, o titular será notificado e deverá transferir o crédito necessário para quitar a dívida.
Como classificar a devolução de cheque?
Além de definir um número (código) para cada tipo de devolução de cheque, o Banco Central também classifica os motivos em seis categorias diferentes, conforme pode ser visto na imagem abaixo: O que fazer com um cheque devolvido?