Como se pode saber a idade de uma árvore?
Como se pode saber a idade de uma árvore?
O período de vida de uma árvore varia muito. Um pessegueiro, por exemplo, não passa dos 30 anos, enquanto uma sequóia gigante, espécie de conífera americana, supera os 3000 anos de idade.
Como contar os anos de uma árvore?
A forma mais precisa para se medir a idade de uma árvore é contando-se os números de anéis formados em seu tronco ao longo dos anos. Mais ainda: devem ser contados os anéis na base do tronco, na parte mais baixa da árvore, ou no máximo a 1,4 metro do chão. Cada anel é um ano, um ciclo de desenvolvimento da árvore.
Por que a árvore pode sofrer com anéis?
Porem, a árvore pode sofrer com fenômenos climáticos esporádicos, que podem cessar o seu crescimento, causando a formação de mais de um anel no intervalo de um ano. Também os fatores internos da planta podem comprometer na formação dos anéis, como floração, frutificação, perda de folhas, entre outros.
Como saber a idade de uma árvore?
Como saber a idade de uma árvore? Você já deve ter ouvido falar que para saber a idade de uma árvore basta contar os anéis que aparecem no tronco. Mas por que, e como eles realmente surgem? A velocidade do metabolismo de uma árvore é diferente dependendo da estação, principalmente entre períodos mais quentes e frios.
Qual o ano de crescimento de uma árvore?
Outro detalhe: o ano de crescimento de uma árvore não equivale a 12 meses, e sim ao período (variável) em que ela cresceu durante aquele ano. Por exemplo, há centenas de anos, em uma época de grandes chuvas, uma árvore que atualmente cresce durante 8 meses do ano poderia ter crescido por 11 meses.
Qual é a precisão da idade de um anel?
Para dificultar, não é qualquer anel que entra na conta. A precisão da idade só é alcançada quando os anéis são contados a partir da medula e do ponto mais baixo possível do tronco (veja abaixo). Outro detalhe: o ano de crescimento de uma árvore não equivale a 12 meses, e sim ao período (variável) em que ela cresceu durante aquele ano.