Em que consiste a crítica de Platão aos sofistas?

Índice

Em que consiste a crítica de Platão aos sofistas?

Em que consiste a crítica de Platão aos sofistas?

A crítica que Platão faz aos sofistas é fundamentalmente pelo fato de que só ensinam os meios para alcançar um fim sem visar os aspectos morais. ... Vale ressaltar a distinção feita por Platão entre verdade e opinião, onde a verdade compreenderia certeza e infalibilidade e a opinião compreenderia o oposto de ambos.

Qual o valor da filosofia?

Assim, detenho-me na questão: qual o valor da filosofia? É claro que esse é um tema rico, amplo e complexo – como quase todos os temas quando começamos a pensar a fundo sobre ele. E pior, a própria filosofia, o que é, e qual seu valor, são também um objeto filosófico de discussão.

Qual seria o objetivo dos sofistas?

O objetivo dos sofistas seria, pela visão de filósofos como Aristóteles, apenas o de vencer o debate, sem preocupar-se com a busca pela verdade. Por esta razão, a expressão "sofisma" existe hoje para identificar uma argumentação rebuscada, porém sem fundamentação sólida.

Qual a principal característica da filosofia?

Ambas dividem uma incerteza que é a principal característica da filosofia. O homem que não tem a menor noção da filosofia caminha pela vida afora preso a preconceitos derivados do senso comum, das crenças habituais da sua época e do seu país, e das convicções que cresceram na sua mente sem a cooperação ou o consentimento deliberado de sua razão.

Por que a dúvida é necessária para o pensamento filosófico?

A partir do texto, é correto afirmar que: a) A Filosofia estabelece que opinião, conhecimento e verdade são conceitos equivalentes. b) A dúvida é necessária para o pensamento filosófico, por ser espontânea e dispensar o rigor metodológico.

Postagens relacionadas: