Quais são os subgrupos do ativo não circulante?

Índice

Quais são os subgrupos do ativo não circulante?

Quais são os subgrupos do ativo não circulante?

Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Quais as contas do ativo circulante e não circulante?

Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.

Que contas podem figurar no grupo Investimentos do Ativo Não Circulante?

Assim sendo, é através da lei 6.404/76, art. 179, que foi estabelecido como o Ativo Não Circulante será composto, com a sua respectiva conceituação. Segundo este dispositivo, o Ativo Não Circulante é composto por Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

Quais os subgrupos que compõem o ativo e o passivo?

Classificação das Contas no BP
Balanço Patrimonial
ATIVOPASSIVO
DisponibilidadesFornecedores
CréditosObrigações trabalhistas
EstoquesEmpréstimos e financiamentos (CP)

Quais contas entram no passivo?

São considerados exemplos de passivo circulante:

  • Fornecedores ou duplicatas a pagar;
  • Empréstimos bancários;
  • Títulos a pagar;
  • Encargos sociais a pagar;
  • Salários a pagar;
  • Impostos a pagar.

Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?

O que diferencia esses dois tipos de ativos é, basicamente, a liquidez. O ativo não circulante inclui todas as contas de longo prazo ou aquelas que são imobilizadas, como imóveis, marcas e patentes, tecnologias, entre outras coisas e que, portanto, não podem ser convertidas em dinheiro de maneira rápida. Não possuem liquidez.

Quais são os ativos não circulantes a longo prazo?

Ativos não circulantes realizáveis a longo prazo podem ser contratos de mútuo valor e recuperação de impostos, por exemplo. São os direitos relacionados à instituição. Possuem valor, apesar de incorpóreos, e aumentam as vantagens competitivas da empresa. Exemplos são patentes e marcas.

Qual é o Ativo Circulante Líquido?

O ativo circulante líquido (também chamado de ativo circulante financeiro), diz respeito a todos os bens ganhos por meio de atividades e investimentos da empresa. Assim como acontece com a categoria anterior, a modalidade pode ser dividida entre não circulante e circulante.

Quais são os ativos não circulantes operacionais?

Os ativos operacionais podem ser circulantes ou não circulantes quando não podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Alguns exemplos de ativos circulantes operacionais são estoques ou duplicatas a receber. Já alguns exemplos de ativos não circulantes operacionais são as ferramentas e equipamentos usados na produção da empresa.

Postagens relacionadas: