O que causa a síndrome de turnê?

Índice

O que causa a síndrome de turnê?

O que causa a síndrome de turnê?

A síndrome de Turner é causada por um cromossomo sexual ausente ou incompleto. A grande maioria dos casos é esporádica e são casos únicos na família.

Quais são as consequências da síndrome de Turner?

De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas divulgado pelo Ministério da Saúde, outras complicações comuns são pescoço alado, tórax alargado com aumento da distância entre os mamilos, tireoidite autoimune com ou sem hipotireoidismo, problemas renais, cardiovasculares e auditivos e até deficiência ...

Como se manifesta a síndrome de Turner?

Sinais e sintomas da síndrome de Turner

  • Estatura menor que a média ao nascer;
  • Baixa estatura;
  • Pescoço curto e largo;
  • Mandíbula recuada ou pequena;
  • Céu da boca alto e estreito;
  • Mais cabelo na nuca (implantação baixa de cabelo);
  • Orelhas baixas ou protuberantes;
  • Dedos das mãos e pés curtos;

Quem tem síndrome de Turner?

A síndrome de Turner atinge uma a cada 2.500 meninas nascidas no mundo. É uma doença rara causada por alterações nos cromossomos sexuais femininos. No par XX, somente um cromossomo é normal. Pode haver uma série de anormalidades no outro cromossomo X, desde a falta completa até a ausência parcial dele.

Como pode ser diagnosticada a síndrome de Turner?

A Síndrome de Turner pode ser diagnosticada em qualquer fase da vida. Pode inclusive ser diagnosticada antes do nascimento, se a análise de cromossomos for feita nos exames de pré-natal. Hoje é possível diagnosticar a monossomia do cromossomo X do feto a partir da 9ª semana de gravidez através de uma simples coleta de sangue periférico.

Por que a síndrome de Turner aumenta o risco de câncer de gonadoblastoma?

Em uma pequena porcentagem dos casos de síndrome de Turner, algumas células têm uma cópia do cromossomo X e outras células têm uma cópia do cromossomo X e algum material de cromossomo Y. A presença de material de cromossomo Y aumenta o risco de um tipo de câncer chamado gonadoblastoma.

Como ajudar a pessoa com a síndrome de Tourette?

A pessoa com a síndrome de Tourette pode levar uma vida normal, com grande diminuição dos tiques, se bons recursos forem aplicados. Dessa forma, não negligencie sua saúde mental. Aqui, no Psicologia Viva, temos profissionais dispostos a ajudar você.

Postagens relacionadas: