Qual a cor do fio de retorno da lâmpada?
Índice
- Qual a cor do fio de retorno da lâmpada?
- Como identificar fase e retorno no interruptor?
- Qual a função do condutor retorno?
- Para que serve o fio de retorno?
- Como saber qual fio e fase e qual é retorno?
- Será que está economizando com a lâmpada?
- Será que a lâmpada está com tensão normal?
- Qual a temperatura da lâmpada?
- Qual a lâmpada que você vai levar para casa?
Qual a cor do fio de retorno da lâmpada?
CORES E IDENTIFICAÇÃO DOS FIOS (NBR 5410): RETORNO: BRANCO NEUTRO: AZUL TERRA: VERDE FASE: VERMELHO OU PRETO NOTAS 1 SEGUIR ESPECIFICAÇÃO DOS MODELOS DAS LUMINÁRIAS E LÇMPADAS CONFORME PROJETO LUMINOTÉCNICO OU LOJAS DE ILUMINAÇÃO.
Como identificar fase e retorno no interruptor?
Geralmente os fios do interruptor podem ser identificados pelas seguintes cores:
- Vermelho – fase.
- Preto/Branco – retorno da lâmpada.
Qual a função do condutor retorno?
Retorno: Nas instalações de iluminação é o condutor que liga o ponto de luz a tomada. Ao acionar a tomada fecha-se o circuito e a lâmpada acende.
Para que serve o fio de retorno?
Retorno: Nas instalações de iluminação é o condutor que liga o ponto de luz a tomada. Ao acionar a tomada fecha-se o circuito e a lâmpada acende.
Como saber qual fio e fase e qual é retorno?
O que são condutores fase, neutro e terra? 🔴 O condutor fase, geralmente da cor vermelha ou preta, é aquele que possui tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial). É o famoso fio que pode dar choque. 🔴 O condutor neutro, que possui cor azul, é aquele que não possui tensão, é nula.
Será que está economizando com a lâmpada?
Uma dica para saber se realmente está economizando com a lâmpada é dar uma olhada naquele selo do Inmetro de Eficiência Energética que avalia o quão econômico determinado aparelho é. Ele apresenta uma escala que vai de A a G, sendo A o que tem um gasto de energia mais eficiente e G o menos.
Será que a lâmpada está com tensão normal?
Se houver tensão normal, significa que está com a continuidade boa, ou seja, não estão interrompidos os fios da bobina interna do reator (enrolamento). Se não houver tensão neste ponto, o reator estará na condição “aberto”e a lâmpada não acenderá.
Qual a temperatura da lâmpada?
A temperatura da cor não tem nada a ver com a temperatura da lâmpada, ou seja, o calor que ela transmite. Trata-se, na verdade, da sua tonalidade, que pode variar entre tons quentes (amarelados) , frios (azulados) e o neutro, o intermediário entre os outros dois.
Qual a lâmpada que você vai levar para casa?
Antes de mais nada é preciso escolher o tipo de lâmpada que você vai levar para casa. A incandescente (que não é mais vendida) e a fluorescente são as mais conhecidas, mas nós temos também a halógena e a de LED. Dá uma olhada nas principais características de cada uma: