Quem são os contribuintes do ICMS?
Quem são os contribuintes do ICMS?
Primeiramente, pessoas físicas e jurídicas que habitualmente realizam operações de circulação de mercadorias com intuito comercial têm inscrição estadual e são contribuintes do ICMS. Além do comércio, os serviços de transporte e de comunicação também sofrem incidência do imposto.
Quando é preciso pagar ICMS?
Considerando que o ICMS é o imposto que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços, ele só é pago quando a propriedade da mercadoria ou do serviço passa de uma empresa à outra – ou da empresa ao cliente. ... Quando isso acontece, dizemos que existe um fato gerador do imposto que deve ser pago ao Estado.
Quem são isentos de tributos?
Conforme Artigo 6º, Inciso XIV, da lei 7.713/88, ficam isentos do imposto de renda os seguintes rendimentos percebidos por pessoas físicas: os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose ...
Quem é isento do ICMS?
Entrada, no Estado de destino, de petróleo, inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e de energia elétrica, quando não destinados à comercialização ou à industrialização. O que está isento do ICMS? Em contrapartida, algumas movimentações são isentas do ICMS:
Como saber se seu cliente é contribuinte ou não de ICMS?
Primeiro para saber se seu cliente é contribuinte ou não de ICMS, consulte o site do SINTEGRA e pelo CNPJ verifique a situação cadastral do mesmo.
Quem não pode contribuir com o ICMS?
Ou seja, esse cliente é proibido de contribuir com o ICMS e uma NFe emitida para ele não pode conter IE. MEI’s são considerados isentos, prefeituras e ONG’s normalmente também se apresentam como ISENTO. Atenção, nos seguintes estados: AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PE, RN e SE; pois, eles não permitem contribuintes isentos.
Como saber a alíquota do ICMS?
Como saber a alíquota do ICMS? Como dissemos, o ICMS é um tributo estadual e sua alíquota é definida pelos estados e o Distrito Federal. O valor do imposto, entretanto, é diferente para movimentações internas (dentro dos estados) e interestaduais (entre estados).