Como interpretar o resultado do exame de citomegalovírus?
Índice
- Como interpretar o resultado do exame de citomegalovírus?
- Como se trata citomegalovírus?
- O que é IgG no exame de citomegalovírus?
- O que significa no exame de sangue citomegalovírus?
- O que o citomegalovírus pode causar?
- Como tratar a infecção pelo citomegalovírus?
- Como detectar o vírus do citomegalovírus?
- Qual o percentual de adultos infectados pelo citomegalovírus?
- Por que não é recomendável o rastreio de citomegalovírus?
Como interpretar o resultado do exame de citomegalovírus?
Quando o resultado do exame traz o resultado reagente CMV IgM, indica que a infecção pelo vírus ainda está no início, mas se o resultado for reagente CMV IgG, significa que o vírus está presente há mais tempo no organismo, permanecendo, então, por toda vida, assim como acontece com a herpes.
Como se trata citomegalovírus?
Tratamento de infecção por CMV A infecção leve por citomegalovírus não costuma ser tratada. Ela abranda por si mesma. Quando a infecção ameaça a vida do paciente ou a sua visão, podem ser administrados medicamentos antivirais (valganciclovir, ganciclovir, cidofovir, foscarnete ou uma combinação).
O que é IgG no exame de citomegalovírus?
Os exames para citomegalovírus (CMV) são usados para diagnosticar uma infecção ativa ou para determinar se uma pessoa teve uma infecção anterior. Anticorpos no sangue são pesquisados em busca de uma infecção recente ou antiga. São produzidos dois tipos de anticorpos contra o CMV: IgM e IgG.
O que significa no exame de sangue citomegalovírus?
Os exames para citomegalovírus (CMV) são usados para diagnosticar uma infecção ativa ou para determinar se uma pessoa teve uma infecção anterior. Anticorpos no sangue são pesquisados em busca de uma infecção recente ou antiga.
O que o citomegalovírus pode causar?
O citomegalovírus (CMV) pertencente à família dos herpesvírus, causa uma infecção muitas vezes assintomática. Porém, quando transmitido para bebês e pacientes com o sistema imunológico enfraquecido pode causar febre, dor de garganta, aumento do fígado, baço, e outros sérios problemas.
Como tratar a infecção pelo citomegalovírus?
Para recém-nascidos e pessoas com a imunidade comprometida, porém, é possível tratar os sintomas da infecção pelo citomegalovírus, como a pneumonia. Mas o tratamento varia conforme o sintoma e sua gravidade. Além disso, o tratamento com antivirais pode ser indicado para reduzir o avanço do vírus, que são tomados por pelo menos 14 dias.
Como detectar o vírus do citomegalovírus?
Para adultos com sintomas de citomegalovírus, existem exames que identificam anticorpos específicos para este vírus no sangue. Para gestantes, é importante fazer exames para detectar se você já tem o citomegalovírus no organismo, mas é importante ressaltar que nos casos de uma infecção anterior à gestação, o risco de transmissão é pequeno.
Qual o percentual de adultos infectados pelo citomegalovírus?
Mesmo em países muito desenvolvidos, como Finlândia e EUA, o percentual de adultos infectados pelo CMV é maior que 80%. Apesar de ser um vírus altamente contagioso e com altíssimas taxas de infecção na população, o fato é que a maioria das pessoas nem sequer desconfia que já foi contaminada com o citomegalovírus.
Por que não é recomendável o rastreio de citomegalovírus?
Desta forma, até que tenhamos estudos mais esclarecedores, principalmente em relação à imunoglobulina, não é recomendável o rastreio sistemático de citomegalovírus na gestação. Alguns especialistas, entretanto, defendem que a triagem pode ajudar na pediatria, no acompanhamento dos sintomas e sequelas tardias de bebês potencialmente infectados.