Como saber se uma madeira e certificada?
Como saber se uma madeira e certificada?
Toda madeira extraída em território nacional precisa ter o Documento de Origem Florestal (DOF). Emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), esse certificado atesta que a madeira foi extraída legalmente e indica se é de reflorestamento ou de mata nativa.
Como saber origem da madeira?
Existem algumas maneiras mais seguras de saber a procedência da madeira. A primeira é checar se ela possui o selo FSC (Forest Stewardship Council, em inglês). Caso contrário, pode-se solicitar para o comerciante o Documento de Origem Florestal (DOF) ou a Guia Florestal (GF) – uma espécie de RG da madeira.
Quais são as madeiras certificadas?
Dentre as madeiras certificadas os dois tipos que mais se destacam são as do gênero Pinus e os lenhos provenientes de eucalipto e teca. Na Amazônia os melhores exemplos de espécies que recebem o selo de certificação são o ipê e o cedro.
Será que o móvel de madeira é certificado?
Quando o consumidor se depara com um móvel de madeira, anunciado e vendido sob um selo de certificação, provavelmente imagina que o item passa por um rigoroso controle na produção. Mas não fica claro o que exatamente significa este "lenho certificado" e quais são os critérios seguidos para que esta certificação seja obtida.
Qual a diferença entre madeira legal e certificada?
Agora que você já sabe que a diferença entre madeira legal e certificada é que a primeira tem a extração autorizada por órgãos ambientais enquanto a segunda não só é autorizada como é realizada através de manejo florestal deve estar curioso para saber como essa certificação é obtida.
Quais são as madeiras certificadas em reflorestamento?
Ainda segundo Santos, as principais madeiras certificadas em reflorestamento são das espécies do gênero Pinus e os lenhos provenientes de eucalipto e teca. Enquanto, na Amazônia, o ipê e o cedro são exemplos de espécies nativas que recebem o selo.