Como se calcula a adjunta de uma matriz?

Índice

Como se calcula a adjunta de uma matriz?

Como se calcula a adjunta de uma matriz?

O determinante desta matriz é igual a soma algébrica dos produtos dos elementos de uma linha i ou de uma coluna j pelos seus respectivos cofatores Aij tais que: Onde Mij é a submatriz de A, de ordem (n-1) que é obtida eliminando a i-ésima linha e a j-ésima coluna.

Quando a matriz transposta é igual a inversa?

Uma matriz só possuirá inversa se o seu determinante for diferente de zero. ... A matriz transposta da matriz inversa é igual à matriz inversa da matriz transposta. (B-1)t = (Bt)-1. A inversa de uma matriz identidade é sempre igual a ela mesma.

O que é uma matriz inversa?

A matriz inversa é aquela que possui padrão semelhante à sua matriz original. Logo, é uma matriz que contém o mesmo número de linhas e colunas (matriz quadrada), chamada de identidade.

Como verificar se a matriz é inversível?

O primeiro passo é verificar se a matriz admite inversa, isto é se ela é ou não inversível. Para isso calculamos do determinante da A. Como o determinante da matriz A é det (A) = -5, ele é diferente de zero, portanto a matriz é inversível (ou não singular). Essa informação nos diz que existe a matriz

Como encontrar a inversa de uma matriz?

Assim, para encontrar a inversa de uma matriz, utiliza-se a multiplicação. A . B = B . A = In (quando a matriz B é inversa da matriz A) Mas o que é Matriz Identidade?

Qual a representação da matriz inversível?

Uma matriz é chamada de inversível ou não singular se e somente se seu determinante é diferente de zero, por isso uma matriz só pode ser inversível se for uma matriz quadrada com determinante diferente de zero e é representada pelo número -1 sobrescrito ao nome da matriz. Exemplos: A-1 é a representação da matriz inversa de A

Como calcular a matriz B?

Vamos calcular o determinante das matrizes abaixo para sabermos se são invertíveis. Logo, A não é inversível. Logo, B é inversível. Agora que já aprendemos a identificar se uma matriz possui ou não inversa, vamos aprender a calcular em 3 passos simples, onde utilizaremos a matriz B (exemplo 2), onde já sabemos que a inversa existe.

Postagens relacionadas: