Como é o tratamento da disgrafia?

Índice

Como é o tratamento da disgrafia?

Como é o tratamento da disgrafia?

Segundo a especialista, o tratamento da disortografia é feito, em um primeiro momento, com um fonoaudiólogo e, depois, com um psicopedagogo. Já a disgrafia pode ser tratada com um terapeuta ocupacional, um psicomotricista ou algum fonoaudiólogo especializado na área.

Quem faz o diagnóstico de disgrafia?

O diagnóstico da disgrafia geralmente é realizado logo após a criança entrar na escola e apresentar dificuldades de aprendizado. Pode ser identificado por professores, psicólogos, pedagogos e neuropediatras .

O que é disgrafia e como tratar?

Disgrafia é um transtorno da escrita, uma dificuldade motora no ato de escrever, que afeta a qualidade da escrita. A criança com esta dificuldade apresenta uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas proporcionadas, a típica “má letra”.

O que a disgrafia?

A disgrafia resulta em habilidades de escrita abaixo do esperado para a idade, relacionada a falta de equilíbrio entre a qualidade da formação da letra (alinhamento e espaçamento de letras e palavras, dimensionamento das letras, entre outras) e a taxa de produção (velocidade da escrita caligráfica).

O que é Discaligrafia?

A disgrafia motora ou discaligrafia é identificada quando a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, ela vê a figura gráfica, mas não consegue fazer e repetir os movimentos para escrever.

Como diagnosticar a Disortografia?

QUAIS OS SINAIS DE ALERTA DE DISORTOGRAFIA?

  1. - Incorreções ortográficas diversas.
  2. - Dificuldades ao nível da pontuação.
  3. - Dificuldades na precisão gramatical.
  4. - Dificuldades no encadeamento/organização das ideias.
  5. - Ritmo lento na escrita.

Como prevenir a disgrafia?

Como tratar a Disgrafia infantil

  1. O uso de cadernos com linhas bem definidas para que a criança saiba onde as letras devem começar e terminar.
  2. O uso de cadernos de caligrafia para a prática de exercícios motores, como desenhar formas geométricas, a fim de melhorar a sua execução.

Postagens relacionadas: