Como saber que a dívida caducou?

Índice

Como saber que a dívida caducou?

Como saber que a dívida caducou?

Em poucas palavras: se após cinco anos o débito não for pago, a dívida caduca. Ou seja, a mesma deixa de aparecer nos serviços de proteção ao crédito, os chamados birôs de crédito, como SPC e Serasa.

O que acontece quando a dívida passa de 5 anos?

Como explicamos acima, depois de 5 anos, a dívida não fica mais visível no SPC e Serasa, mas ela continua existindo e pode ser cobrada pelo banco ou instituição responsável normalmente.

O que acontece com o nome sujo após 5 anos?

“Passado o prazo de cinco anos, ocorre a prescrição, ou seja, a pretensão de se cobrar a dívida judicialmente. Com isso, após esse prazo, o nome do devedor deve ser retirado do banco de dados do SPC/Serasa, mas a dívida continua existindo.

Como saber se a dívida ainda persiste ou se caducou?

Outra forma de saber se a dívida ainda persiste ou se caducou é se dirigindo pessoalmente até uma agência de atendimento da Serasa. É preciso ter em mãos um documento com foto, sendo que o atendimento também é gratuito e no link serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias você encontra o local mais próximo.

Como caducar uma dívida?

No entanto, caducar uma dívida não significa que o seu nome desapareceu completamente da lista de devedores. Ou seja, existem listas que não são públicas, mas que algumas empresas têm acesso, inclusive, as instituições bancárias.

Como começar a pagar a dívida caducar?

A partir desta data, começa a contar o tempo para dívida caducar. O banco oferece várias formas de regularizar a sua situação. Se neste período, nenhuma dessa oportunidades conseguiu ajudar você a pagar a dívida, existem dois caminhos:

Será que as dívidas caducam após cinco anos?

Mesmo que se divulgue amplamente que as dívidas caducam após cinco anos, é necessário saber que alguns prazos são menores e outros maiores. É o caso das dívidas de aluguel que caducam em três anos e as referentes a seguros e hospedagens que têm duração de apenas um ano.

Postagens relacionadas: