Como detectar estrabismo em um bebê?

Índice

Como detectar estrabismo em um bebê?

Como detectar estrabismo em um bebê?

Porém, o estrabismo pode se desenvolver em qualquer idade, sendo que os seus sintomas mais comuns incluem:

  1. Olhos que não se movimentam de forma sincronizada, parecendo trocados;
  2. Dificuldade para agarrar um objeto próximo;
  3. Não conseguir enxergar um objeto próximo.

Quando a criança é vesga?

A criança com estrabismo é também popularmente conhecida como vesga ou até “zarolha”. O estrabismo infantil é o desvio entre os dois olhos, ou seja, cada olho aponta para posições diferentes.

Como corrigir o estrabismo em criança?

Em crianças com menos de 3 anos de idade, o tratamento para o estrabismo pode ser feito com o uso de tampão ou pela prática de exercícios oculares orientados pelo oftalmologista. Em idades superiores, o uso de óculos de grau pode ser indicado para auxiliar e facilitar o tratamento.

Como se trata o estrabismo?

O estrabismo é um problema muito frequente nos primeiros seis meses de vida, uma vez que as crianças tão pequenas ainda não conseguem controlar bem todos os movimentos oculares. A partir daí, se o problema persiste, deve recorrer de imediato a um especialista, que dará início ao tratamento mais adequado ao caso.

Por que não há estrabismo nos olhos do bebê?

Nos estrabismos adquiridos mais cedo, não há esse sintoma. Antes dos quatro meses de idade, os olhos do bebê podem apresentar pequenos desvios, porém raramente e por períodos de tempo muito curtos. Isso ocorre porque os reflexos que alinham os olhos ainda não estão maduros.

Como se consegue a cirurgia de estrabismo?

Em alguns casos, isso se consegue apenas com o uso de óculos, mas, na grande maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico. A cirurgia é realizada nos músculos que movimentam os olhos, a depender do tipo de estrabismo. A internação hospitalar é de poucas horas e a recuperação tende a ser rápida.

Será que o estrabismo pode aparecer ainda mais tarde?

Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça. O estrabismo pode estar presente já no início da vida ou surgir mais tarde, ainda na infância.

Postagens relacionadas: