Quando o leite materno pode fazer mal?

Índice

Quando o leite materno pode fazer mal?

Quando o leite materno pode fazer mal?

A galactose está presente no leite bovino, em seus derivados e, também, no leite materno. Dessa forma, quando o bebê é galactosêmico, a ingestão do leite materno pode provocar sintomas como ânsia, vômito, irritabilidade, convulsão, amarelamento dos olhos e da pele, pouco ganho de peso, entre outros.

Qual é a composição do leite materno?

Os seguintes componentes presentes no leite materno ajudam o lactente a se proteger de infecções:

  • Alfa-lactoalbumina:
  • Células Tronco:
  • Linfócitos T:
  • Imunoglobulinas (IgA, IgG, IgM e IgD):
  • Macrófagos e Neutrófilos:
  • Lactoferrina:
  • Citocinas:
  • Defensinas:

Como tirar a lactose do leite materno?

Na verdade, não se extrai a lactose, açúcar a que algumas pessoas têm intolerância. O que acontece é uma reação química que a faz sumir do leite. As indústrias adicionam à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que provoca uma hidrólise.

Será que o bebê ou criança pequena pode apresentar sintomas de intolerância à lactose?

Mais frequente é o bebê ou criança pequena, depois de uma gastroenterite -- por exemplo uma daquelas viroses que dão bastante diarreia --, apresentar sintomas de intolerância à lactose, mas que só duram uma ou duas semanas. Alguns medicamentos podem afetar a produção de lactase, causando sintomas de intolerância.

Como identificar se o bebê tem alergia ao leite de vaca?

Para identificar se o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca, deve-se observar o aparecimento de sintomas após tomada do leite, que normalmente são vermelhidão e coceira na pele, vômitos fortes e diarreia.

Quando surgir a alergia ao leite?

Apesar de também poder surgir em adultos, a alergia ao leite normalmente inicia durante a infância e tende a desparecer após os 4 anos de idade. Mal surjam os primeiros sintomas, deve-se procurar o pediatra para fazer o diagnóstico da doença e iniciar o tratamento para não prejudicar o crescimento da criança.

Como a criança sofre com a intolerância à lactose?

Já a intolerância à lactose tende a ir piorando conforme a criança cresce. Na intolerância, a quantidade do alimento que provoca o desconforto conta. Por isso, há crianças que podem tomar um copo ou mamadeira de leite sem passar mal, desde que não abusem, e outras que já sentem dor de barriga só de provar um brigadeiro.

Postagens relacionadas: