Quais os riscos da toxoplasmose?

Quais os riscos da toxoplasmose?
As principais consequências são febre, confusão, cefaleia, vômitos, perda de força, convulsão, perda da sensibilidade, evoluindo de maneira rápida podendo levar a pessoa ao coma. Em algumas situações, podem ocorrer focos de necrose do cérebro.
Como a toxoplasmose transmite-se ao bebé?
A toxoplasmose transmite-se ao bebé? A toxoplasmose é uma doença benigna ( toxoplasmose adquirida) no adulto imunocompetente e normalmente dá origem a um quadro semelhante a uma gripe. Ou seja, em condições normais o nosso sistema imunitário (sistema de defesa do organismo) consegue combater eficazmente a doença.
Quando é possível identificar a toxoplasmose?
Na toxoplasmose é possível identificar IgM circulante 5 a 7 dias após a contaminação. Depois de mais ou menos 4 semanas, quando o nosso sistema imune já conheceu bem o agente invasor, o corpo substitui o anticorpo IgM pelo anticorpo IgG, que é mais forte e mais específico contra a toxoplasmose.
Como se detecte a toxoplasmose antes da gravidez?
Caso se detecte uma infeção passada (toxoplasmose antes da gravidez) a mulher está imune á toxoplasmose (serologia da toxoplasmose - IgG positivo e IgM negativo). Se nunca teve contacto com o toxoplasma (serologia da toxoplasmose - IgG negativo e IgM negativo) a grávida não está imune à toxoplasmose.
Como evitar toxoplasmose congênita?
Portanto, crianças com toxoplasmose congênita devem ser monitoradas cuidadosamente pelos médicos para além da infância. Gestantes devem evitar manusear fezes de gatos.