Quando se usa lhe?
Quando se usa lhe?
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."
O que é objeto direto de exemplos?
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.
Quais são os pronomes diretos?
Objetos diretos são representados principalmente por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos e orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Objeto direto representado por um substantivo: Mariana comeu o quibe. Mirim esperava a irmã. Objeto direto representado por um pronome substantivo: Guarde isto com muito cuidado.
Como encontrei os pronomes?
– Encontrei-os. Verbo terminado em M, ÃO ou ÕE: Os pronomes se modificam para no, na, nos, nas. Verbo terminado em R, S ou Z: Os pronomes se modificam para lo, la, los, las, e as terminações desaparecem. – Vão encontrá-los. – Revisei as provas. = Revisei-as. – Eles revisaram as provas. = Eles revisaram-nas.
Como identificar o objeto direto e o objeto indireto?
O presente artigo pretende esclarecer os conceitos de objeto direto e objeto indireto e dicas de como identificá-los. O objeto direto (OD) é o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto (VTD) e liga-se a ele sem preposição.
Como os pronomes oblíquos funcionam?
Os pronomes oblíquos funcionam sintaticamente como complementos verbais. Partindo dessa prerrogativa, exercite seu conhecimento substituindo as palavras destacadas por pronomes, de modo a tornar as orações de acordo com a linguagem padrão.