Onde é aplicado o logaritmo?

Índice

Onde é aplicado o logaritmo?

Onde é aplicado o logaritmo?

No nosso dia a dia, os logaritmos são utilizados em cálculos de juros compostos em um investimento, por exemplo. Além disso, pode ser aplicado para estimar a taxa de crescimento populacional de determinada cidade. Assim como, equações logaritmicas são aplicadas para estudar o comportamento e o crescimento de bactérias.

Como aplicar o log?

Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.

Como transformar exponencial em log?

Propriedades operatórias O logaritmo da potência é igual ao produto do expoente pelo logaritmo da base da potência. Outra coisa importante no estudo dos logaritmos é a transformação de base. Por exemplo, uma calculadora científica só calcula o logaritmo de base 10 (log) ou o logaritmo neperiano (ln).

Quais as aplicações do logaritmo na matemática?

Logaritmos e os terremotos A escala Richter é logarítmica e é usada desde 1935, por meio dela é possível calcular a magnitude (quantidade de energia liberada), epicentro (origem do terremoto) e a amplitude de um terremoto. Dessa forma, é possível quantificar a energia, em Joules, liberada pelo movimento tectônico.

O que é log de aplicação?

Um log (em português "diário") se apresenta sob a forma de um ficheiro de texto clássico, recolhendo cronologicamente todos os eventos que afetaram um sistema informático (software, aplicação, servidor, etc...) e todas as ações que resultaram desses eventos.

Quais as condições de existência de um logaritmo?

Pois bem, pessoal, a ideia é simples: se a base a de um logaritmo for maior que zero e diferente de 1 (0 < a ≠ 1), e se o logaritmando b também for um valor maior que zero ou positivo, então o logaritmo terá sua existência garantida.

Postagens relacionadas: