Como saber se um terreno está contaminado?
Índice
- Como saber se um terreno está contaminado?
- Qual a diferença entre área suspeita é área contaminada?
- Qual a definição de área contaminada?
- Como saber se um terreno está em área de manancial?
- Como deve ser feito o gerenciamento de uma área contaminada?
- Quem deve fiscalizar as áreas passíveis de contaminação?
- Como o solo pode ser contaminado?
- Quais são as áreas contaminantes do solo?
- Quais as infecções causadas pelo solo contaminado?
- Como contratar uma empresa para tratamento do solo contaminado?
Como saber se um terreno está contaminado?
Para saber se a sua área está cadastrada como contaminada, acesse o Relatório de Áreas Contaminadas do Município de São Paulo. Para obter um conhecimento preciso sobre o cadastro do imóvel, você deve se dirigir à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e autuar um Processo Administrativo de Consulta Prévia.
Qual a diferença entre área suspeita é área contaminada?
Área potencialmente contaminada (AP): área onde estão sendo ou foram desenvolvidas atividades potencialmente contaminadoras. Área suspeita de contaminação (AS): área na qual, após a realização de uma avaliação preliminar, foram observadas indicações que induzem a suspeitar da presença de contaminação.
Qual a definição de área contaminada?
Uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural.
Como saber se um terreno está em área de manancial?
Na prefeitura, verificar se o terreno está devidamente aprovado, se não está localizado em área de manancial ou área de proteção ambiental e se não há quaisquer restrições construtivas. Já no cartório de registro de imóveis verificar se o loteamento está registrado de acordo com a aprovação da prefeitura.
Como deve ser feito o gerenciamento de uma área contaminada?
As etapas são:
- Avaliação Preliminar e Análise Crítica.
- Investigação Confirmatória.
- Estudos de Intrusão de Vapores.
- Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes.
- Avaliação de Risco à Saúde Humana.
- Investigação Detalhada.
- Plano de Intervenção.
- Remediação Ambiental.
Quem deve fiscalizar as áreas passíveis de contaminação?
O gerenciamento de áreas contaminadas pode ser conduzido por um órgão federal, estadual, municipal ou até mesmo privado que possua a atribuição de controlar os problemas ambientais na região de interesse.
Como o solo pode ser contaminado?
O solo que utilizamos na agricultura e que é fonte de outras matérias primas indispensáveis à vida humana pode ser atingido e ter sua saúde afetada pela ação do homem. O desconhecimento do assunto, pode provocar tragédias que causam a erosão e a contaminação do solo. Como o solo pode ser contaminado?
Quais são as áreas contaminantes do solo?
Estes elementos, com o tempo, penetram no solo contaminando-o. Estas áreas ficam impróprias para a construção de residências (casas e prédios), pois os contaminantes do solo podem provocar doenças nas pessoas. O tratamento destes solos é possível, porém demanda a utilização de muitos recursos, além de ser um processo demorado.
Quais as infecções causadas pelo solo contaminado?
As infecções causadas pelo solo contaminado são mais frequentes de acontecer em crianças, já que possuem a pele mais fina e a imunidade mais enfraquecida, no entanto também pode acontecer em pessoas que fazem uso de remédios imunossupressores, encontram-se desnutridas ou são portadoras do vírus HIV.
Como contratar uma empresa para tratamento do solo contaminado?
Contratar uma empresa que faça o tratamento do solo contaminado. A RCRambiental realiza o processo de remoção e tratamento de solo com equipe de ponta e consultoria focada em processos que realizam o diagnóstico ambiental com precisão.