Quais são os motivos para um cheque ser devolvido?
Quais são os motivos para um cheque ser devolvido?
Para evitar que cada banco desse uma explicação diferente, o Banco Central criou códigos para cada um dos motivos. As razões para um cheque ser devolvido são divididas em grupos, como: Cheque sem fundo: que inclui os motivos 11, 12, 13 e 14. Impedimento de pagamento: 20 a 28, 30 e 70.
Como consultar meus cheques devolvidos grátis?
Para utilizar o serviço basta acessar o site www.chequelegal.com.br e preencher o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor do cheque e o código CMC7 (no rodapé do cheque) e o número do CPF ou CNPJ de quem está consultando o cheque.
Como fazer uma consulta de cheque grátis?
Como fazer uma Consulta de Cheque Grátis? Para fazer a consulta de cheque grátis que confirma se o cheque é válido ou não acesse: https://www.chequelegal.com.br Para consultar você precisa de alguns dados, que são: CPF ou CNPJ do emitente e o número do código CMC7 (numeração extensa que fica na parte inferior do cheque).
Como preencher o cheque?
Basta assinar o cheque corretamente. Ao preencher a folha, é muito importante conferir se você não se esqueceu de nada. Verifique a assinatura, data e valor. Todos os cheques com valor maior que R$ 100 precisam ter o nome do beneficiário.
Como saber se o cheque tem fundos ou não?
Apesar de não saber se o cheque em questão tem fundos ou não, é possível saber o histórico de cheques devolvidos dessa pessoa. Portanto, para isso é preciso realizar um outro tipo de consulta, que também pode ser feita online e tem resposta imediata, porém não é gratuita.