Como curar a fobia do escuro?

Índice

Como curar a fobia do escuro?

Como curar a fobia do escuro?

A terapia cognitivo-comportamental é outra técnica eficaz muito utilizada para superar a nictofobia. Ela ajuda o indivíduo a manejar sua resposta de ansiedade quando confrontado com a escuridão ou noite. Alguns medicamentos podem ser usados para acalmar, tratar a ansiedade e/ou a depressão.

Quem é Nictofobia?

Medo patológico da noite.

O que é ter medo da noite?

Nictofobia ou Noctifobia consiste no medo do escuro ou da noite. O medo do escuro nem sempre diz respeito à própria escuridão; também pode ser um medo de perigos possíveis ou imaginários ocultados pela escuridão. Algum grau de medo do escuro é natural, especialmente como uma fase do desenvolvimento infantil.

Como descrever a fobia da escuridão?

Muitas crianças e adultos sofrem de medo da escuridão ou da noite. Várias terminologias não clínicas são usadas para descrever essa fobia, a saber: Nictofobia, Escotofobia, Ligofobia , bem como Acluofobia . A palavra Nictofobia é derivada do grego ‘Nyctus’ significando noite ou escuridão e Phobos que significa profundo medo ou temor (fobia).

Como se diagnosticar com uma fobia?

Para ser diagnosticada com uma fobia, uma pessoa deve se enquadrar em determinados critérios presentes no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicado pela Associação Americana de Psiquiatria. Este manual é usado por diversos especialistas de saúde mental para diagnosticar condições psiquiátricas e psicológicas.

Quais fobias são comuns?

Algumas fobias são comuns, como medo do escuro, de aranha, de altura ou de lugares fechados. Mas existem terrores bem esquisitos. Em 2011, a SUPER fez uma lista com 10 fobias muito estranhas. Mas tem tanta coisa bizarra por aí que decidimos retomar o assunto e levantar outros 10 medos extremos.

Qual o tratamento para a fobia?

O tratamento para a fobia tem como objetivo reduzir a ansiedade e o medo provocados por motivo ilógico, irracional e exagerado, ajudando no gerenciamento das reações físicas e psicológicas decorrentes deste medo.

Postagens relacionadas: