Como diagnosticar lipedema?

Índice

Como diagnosticar lipedema?

Como diagnosticar lipedema?

Sinais para detecção de lipedema, em resumo:

  1. Sinal de Stemmer negativo.
  2. Inchaços simétricos.
  3. Dor ao toque a à pressão.
  4. Dor descrita como "deflagrante"
  5. Frequentemente "ninhos de telangiectasias" na face lateral da coxa.
  6. Tendência para hematomas.
  7. Predisposição familiar.
  8. Pele suave, com nódulos e covas típicas.

O que causa lipedema?

Como o lipedema surge Fora o fator hormonal, a genética dá a sua contribuição para o surgimento da doença. “Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

Quais os sintomas de lipedema?

Sintomas de lipedema

  • Inchaço dos membros afetados;
  • Dificuldade para caminhar devido à gordura acumulada;
  • Presença de nódulos, que são identificados ao apalpar a região;
  • Dor na região ao tocar ou a caminhar;
  • Dor nas articulações;
  • Perda de elasticidade da pele;
  • Sensação de pernas pesadas.

Que médico trata lipedema?

O cirurgião vascular costuma ser o médico mais procurado para o diagnóstico de lipedema, mas, às vezes, ele não está atualizado no assunto. Apesar disso, o diagnóstico definitivo somente pode ser feito por médico.

Como diferenciar lipedema de celulite?

O lipedema é uma doença vascular crônica e genética, cuja a principal característica visível é o acúmulo excessivo de gordura em regiões do corpo, como pernas, coxas, joelhos e braços. “Diferente da celulite, da gordura localizada e da obesidade, o lipedema não atinge o corpo inteiro e sim regiões específicas.

O que pode causar linfedema?

O linfedema é uma doença que provoca o acúmulo de linfa em todo o corpo, mas com foco maior nas pernas e nos pés. Esse excesso de linfa acontece quando os vasos linfáticos possuem alguma obstrução ou lesão que impede a circulação normal dessa substância.

Qual a melhor maneira de diagnosticar um Lipedema?

Visite um médico. A única maneira de diagnosticar um lipedema é indo ao médico. Caso o profissional que você costuma procurar não esteja familiarizado com essa área, ele pode encaminhá-la para um especialista que examinará a situação para determinar se você possui um lipedema ou outro transtorno de gordura semelhante.

Quais os estágios do Lipedema?

Entenda os estágios do lipedema. Assim como acontece com muitos distúrbios e doenças, o lipedema é frequentemente mais tratável nos estádios iniciais do que nos mais avançados. Essa doença tem quatro fases. No primeiro estágio, a pele ainda estará lisa, e o inchaço pode aumentar durante o dia, mas desaparecerá após um descanso.

Quem deve fazer a lipoaspiração?

A lipoaspiração tem sua indicação precisa e sempre deve ser feita por médico cirurgião plástico capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O Dr. Fábio Kamamoto é um dos únicos cirurgiões a fazer esse tratamento em SP, além de ser Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Postagens relacionadas: