Quando o processo é espontâneo?
Índice
- Quando o processo é espontâneo?
- Quando Δg e negativo significa que a reação absorve energia?
- Quais os critérios devem ser satisfeitos para que um processo seja espontâneo independente da temperatura?
- Como se trata de um processo espontâneo?
- Como ocorrem as reações espontâneas?
- Qual a espontaneidade das reações?
- Como ocorrem as transformações espontâneas?
Quando o processo é espontâneo?
Processos espontâneos são aqueles nos quais o sistema, no seu estado final tem a energia de seus átomos e/ou moléculas mais distribuída entre os possíveis níveis de energia. A “qualidade” da energia do sistema piora num processo espontâneo.
Quando Δg e negativo significa que a reação absorve energia?
As reações com ∆G negativo liberam energia, e significa que elas prosseguem sem entrada de energia (são espontâneas). Em contraste, as reações com ∆G positivo precisam de entrada de energia para ocorrer (são não espontâneas).
Quais os critérios devem ser satisfeitos para que um processo seja espontâneo independente da temperatura?
A esponteneidade de processos pode ser verificada pela Energia Livre de Gibbs, , de modo que quando , temos que o processo é espontâneo. Então precisamos ver a fórmula dessa tal Energia Livre de Gibbs e ver como ela pode ser sempre negativa, sem precisar depender da temperatura.
Como se trata de um processo espontâneo?
Assim, podemos dizer se trata de um processo espontâneo. Continuando, ainda com exemplo do pedaço de metal, para aquecê-lo até que chegue a uma temperatura maior que a do ambiente, podemos forçar a passagem de uma corrente elétrica através dele.
Como ocorrem as reações espontâneas?
Sabe-se que muitas reações espontâneas ocorrem com liberação de energia. Essa evidência fez com que, inicialmente, se pensasse que somente os processos exotérmicos são espontâneos.
Qual a espontaneidade das reações?
A partir daí, foi constatado que a espontaneidade das reações está relacionada a mais um fator: a entropia (S), ou seja, o grau de desordem do sistema. A matéria e a energia tendem naturalmente a se tornar mais desordenadas.
Como ocorrem as transformações espontâneas?
Realmente a maioria das transformações espontâneas é exotérmica, mas também existem várias outras que ocorrem com absorção de calor, como é o caso da fusão do gelo em temperatura ambiente, por exemplo.