Como ler um heredograma?

Índice

Como ler um heredograma?

Como ler um heredograma?

Podemos resumir as etapas da interpretação dos heredogramas da seguinte maneira:

  1. Determinar se a característica refere-se ou não a uma herança ligada aos cromossomos sexuais;
  2. Identificar se a característica é determinada por um gene recessivo ou dominante;
  3. Localizar todos os indivíduos homozigotos recessivos;

Como se vê um heredograma?

Nem sempre é possível determinar o genótipo de um indivíduo com base em um heredograma. Às vezes, um indivíduo pode ser homozigoto dominante ou heterozigoto para uma característica. Com frequência, podemos usar as relações entre um indivíduo e seus pais, irmãos e filhos para determinar os genótipos.

Como saber se a herança é dominante ou recessiva?

A primeira coisa a ser identificada em um heredograma é se a herança é dominante ou recessiva. Mas como saber isso? Uma forma de tentar perceber esse dado é observando se há casais com a mesma característica que têm filhos diferentes. Isso é um indício de que a característica não presente no filho é determinada por genes recessivos.

Qual é a interpretação de heredogramas?

A interpretação de heredogramas é importante para a compreensão dos padrões de herança de determinados genes. Em Genética, frequentemente utilizamos esquemas para observar o comportamento de um determinado gene.

Quais são os símbolos utilizados em heredogramas?

Observe alguns símbolos mais comuns utilizados em heredogramas no quadro a seguir. A partir do heredograma é possível conhecer certos padrões ao longo das gerações, determinando a probabilidade de uma certa característica se expressar e o tipo de herança genética que condiciona essa característica.

Qual a característica de um gene recessivo?

Observe: No caso analisado, temos uma característica determinada por um gene recessivo, pois ela não se manifestou no casal e apareceu apenas nos filhos, nos quais o gene apresenta-se em homozigose. Conclui-se, portanto, que, na geração III, os indivíduos 4 e 5 são homozigotos recessivos e, na geração II, os indivíduos 5 e 6 são heterozigotos.

Postagens relacionadas: