O que é um fármaco considerado um ácido fraco?

Índice

O que é um fármaco considerado um ácido fraco?

O que é um fármaco considerado um ácido fraco?

Teoricamente, fármacos que são ácidos fracos (p. ex., ácido acetilsalicílico) são mais rapidamente absorvidos de um meio ácido (estômago) que fármacos que são bases fracas (p. ex., quinidina).

Como saber se um medicamento é ácido ou básico?

Se a concentração de H+ é maior do que OH-, o material é ácido, ou seja, o valor de pH é inferior a 7. Se a concentração de OH- é maior do que H+, o material é básico, com um valor de pH maior do que 7. Se a quantidade de H+ e OH- presentes são iguais, o material é neutro, com um pH de 7.

O que é o pKa do fármaco?

pKa (constante de ionização) = valor do pH em que metade do fármaco encontra-se em sua forma ionizada e a outra metade na forma não-ionizada.

O que é um fármaco ionizado?

A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver diferença de pH entre eles.

Quais os ácidos e bases mais utilizados no cotidiano?

Aplicações dos ácidos mais comuns

  • Ácido clorídrico (HCl) Ácido utilizado na limpeza de peças metálicas e como importante reagente laboratorial.
  • Ácido fluorídrico (HF) ...
  • Ácido sulfúrico (H2SO4) ...
  • Ácido nítrico (HNO3) ...
  • Ácido fosfórico (H3PO4) ...
  • Ácido sulfídrico (H2S)

Como pode-se definir a absorção do fármaco?

Pode-se definir, resumidamente, a absorção como sendo a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea, por sua vez, a distribuição seria caracterizada pelo transporte reversível do fármaco para outros sítios do organismo. Em ambos os casos há a necessidade de transpor a membrana plasmática.

Quais são as propriedades químicas de fármacos?

Propriedades Físico-químicas de fármacos Ionização Lipofilicidade Interações de hidrogênio Tamanho molecular Ligações rotacionáveis Propriedades físicas Regra de Lipinski O paradigma do desenho de fármacos Visão geral

Por que a água se comporta como um ácido?

Repare que, na reação com amônia, a água se comporta como um ácido, pois doa um próton; já na reação com o amônio, a água se comporta como uma base, pois aceita um próton deste íon. A água, portanto, é um exemplo de substância anfiprótica, isto é, moléculas que podem se comportar como um ácido ou como uma base de Bronsted.

Por que é um ácido fraco?

É um ácido fraco porque não é um dos hidrácidos fortes (HCL, HBr e HI) e não é o hidrácido moderado (HF). É um ácido moderado porque, como é um oxiácido, na subtração entre o número de oxigênios (4) e o número de hidrogênios (3), o resultado é 1.

Postagens relacionadas: