Como saber se é conjunção integrante ou pronome relativo?

Índice

Como saber se é conjunção integrante ou pronome relativo?

Como saber se é conjunção integrante ou pronome relativo?

Pronome relativo x Conjunção integrante

  1. O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.
  2. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

Por que o “que” é uma conjunção?

Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva). As palavras que foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos.

Como podemos classificá-lo como uma conjunção?

Dessa forma, dispondo da competência necessária, podemos classificá-lo ( o termo em destaque) como sendo uma conjunção integrante, haja vista que introduz as orações subordinadas substantivas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as conjunções subordinativas?

Além das conjunções integrantes, que introduzem orações substantivas, existem outras conjunções subordinativas, como as conjunções adverbiais, que introduzem orações adverbiais. Veja também: Conjunções subordinativas. Este conteúdo foi útil? Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais? Como podemos melhorar?

Qual a função do pronome da conjunção?

Professora de Português. Conforme a função que desempenha na oração, QUE pode ser classificado como um pronome relativo ou como uma conjunção integrante. Saber diferenciar o pronome da conjunção é essencial para a realização de uma correta análise sintática e morfológica da oração.

Postagens relacionadas: